O Mundo Hispânico


Introdução:

Aprender um segundo ou terceiro idioma tem se tornado uma necessidade no mundo dos negócios ou na disputa de uma vaga de trabalho. Saber falar uma outra língua abre possibilidades comerciais e é um fator diferencial em qualquer currículo.

Contudo, aqui no Brasil vivemos alheios a cultura latino americana em sua essência e também ao idioma predominante, o espanhol. Bebemos a tequila do México, ouvimos Shakira da Colômbia, acompanhamos a trajetória de Hugo Chávez, conhecemos a lenda de Che Guevara, fazemos compras no Paraguai, mas nosso conhecimento sobre os hermanos é sempre superficial.

Saber um idioma é imergir em uma cultura. 


Tarefa:

Fazer uma pesquisa e criar um blog em espanhol sobre os aspectos culturais, históricos e econômicos dos países da América Latina e da Espanha.


Processo:

O trabalho de pesquisa deverá ser feito preferencialmente em sites de língua espanhola e a formatação dos dados deverá ser individual. Após essa etapa, a turma deverá organizar um blog que dê acesso aos dados de cada país, fundamentados, com autoria, de maneira criativa e disponibilizando links e referências de pesquisa.


Fontes de Informação:
Avaliação:

O aluno deverá construir um retrato individual do país pesquisado através da organização e formatação dos dados. O país em questão deverá estar bem caracterizado no uso dos elementos gráficos, arquivos de mídia e no conteúdo apresentado.

O conceito individual será obtido pela avaliação do professor. Porém cada aluno terá um bônus a cada comentário positivo postado no blog.

Links indisponíveis, conteúdo sem fundamentação, fotos e dados não pertencentes ao país abordado e superficialidade são fatores de decréscimo na avaliação.


Conclusão:

O blog será visualizado por várias pessoas, portanto, cativá-las e aguçar seu interesse pelo conteúdo postado é objetivo principal. Ao final o internauta deverá ter uma imagem clara do que é o Mundo Hispânico e de todos os países a ele pertencentes.


Créditos:

Alunos do Curso de Espanhol – SENAC.

Elaborado por : Karen Dechering e Karen Zolet Jönck.