Metodologia 5s


Introdução:

5S - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Etapa inicial e base para implantação da Qualidade Total, o Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (triagem), Seiton (arrumação),Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Denominação

Conceito

Objetivo particular

Português

Japonês

Triagem

整理, Seiri

Separar o necessário do desnecessário

Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

Arrumação

整頓, Seiton

Colocar cada coisa em seu devido lugar

Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz

Limpeza

清掃, Seisō

Limpar e cuidar do ambiente de trabalho

Melhorar o nível de limpeza

Normalização

清潔,Seiketsu

Definir normas visuais de forma a assegurar a manutenção dos 3S's anteriores

Padronização é fundamental na organização.

Disciplina

躾, Shitsuke

Treinar e comunicar com todos os colaboradores de forma a que o cumprimento das normas seja uma máxima de vida

Incentivar esforços de aprimoramento

A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

  1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
  2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração
  3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços
  4. Menos acidentes do trabalho
  5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho

 Para maiores informações e conhecimentos, basta acessar à Wikipédia nos seguintes links:


Tarefa:

Pesquisa, análise e aplicação da metodologia 5S em um ambiente a sua escolha.


Processo:

Individualmente, desenvolver a tarefa indicada através do processo descritivo abaixo.

1.Pesquisar a metodologia 5S’s em diferentes autores – virtuais ou não – e comparar suas abordagens, incitando se você concorda, discorda e indicar o motivo.

2.Bater uma foto de um local a sua escolha. Em seguida aplicar a metodologia 5S, bater uma foto do resultado.

3.Confeccionar um relatório no modelo de artigo acadêmico, onde conste a pesquisa e análise, além das fotos da aplicação da metodologia.


Fontes de Informação:

Fazer a leitura inicial sobre: http://www.programa5s.com.br/

Acessar ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=id2IJt2k6XY

Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/5S


Avaliação:

O aluno deverá ter a habilidade de elaborar um texto, que reproduza as noções da Metodologia 5S, utilizando os critérios da redação científica. O texto deverá ser apresentado na 3ª. pessoa do singular.

 

Para as questões os critérios observados serão os seguintes:

Para o conceito Ótimo:

-Mostrar um encadeamento lógico na reprodução dos conceitos.

-O texto deverá ter coerência e coesão, usando os termos próprios aos conceitos utilizados pelos autores.

-Publicação das demonstrações das fotos dos ambientes escolhidos.

 

Para o conceito suficiente:

-Mostrar um encadeamento lógico na reprodução dos conceitos.

-O texto deverá ter os termos próprios aos conceitos utilizados pelos autores.

-Publicação das demonstrações das fotos dos ambientes escolhidos.

 

Para o conceito Insuficiente:

-O texto deverá não ter os termos próprios aos conceitos utilizados pelos autores.

-Publicação das demonstrações das fotos dos ambientes escolhidos.


Conclusão:

Com esta atividade o aluno deverá conhecer a Metodologia 5S além de ter conhecimentos suficientes para sua aplicação.


Créditos:

Jessica Rohden Schlickmann  - mestranda em educação e especialista em matemática financeira, licenciada em matemática, orientadora na Faculdade SENAC

Eduardo Estevão – Especialista em gestão de finanças, tecnólogo em processos gerenciais, gerente administrativo e orientador na Faculdade SENAC.