- Details
- Category: Webquest
- Published on Friday, 15 November 2013 00:00
- Written by MANOELA OLIVEIRA
- Hits: 610
O olhar geoliterário sobre o pau-brasil
Introdução:
Muito mais do que o primeiro produto de exploração econômica, o Pau-Brasil desenhou a nossa geografia litorânea e embalou os sonhos de uma Europa em busca da cor de um novo e misterioso mundo. Textos descritivos, mapas nos permitem ter acesso a esse mundo.
Tarefa:
Confecção de um mapa e elaboração de um texto descritivo, sobre a rota de exploração do pau-brasil na geografia e na literatura, bem como seus impactos socioambientais.
Processo:
A partir das pistas sugeridas nos links abaixo, mergulhe na aventura da descoberta do Brasil e de sua primeira riqueza econômica.
1) Seja um cartógrafo e a partir de um mapa mudo, forneça informações, apresentando a localização e qual o destino final do pau-brasil; sinalize os elementos humanos envolvidos e a rota de navegação.
2) Seja um escrivão a serviço da Coroa e por meio do texto descritivo, relate sobre a descoberta e a exploração do pau-brasil, destacando os impactos socioambientais desse processo.
Fontes de Informação:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000821.mp4
http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.culturabrasil.org/zip/carta.pdff
Avaliação:
Critérios de avaliação:
1) Apresentação de todos os itens exigidos na tarefa.
2) Consulta às fontes de informação sugeridas e de, pelo menos mais 02 outras fontes, tanto virtual como impressas.
3) O uso da linguagem própria dos gêneros textuais (mapa e relato descritivo), com traços de autoria.
4) O uso adequado da linguagem padrão.
Critérios de avaliação:
1) Apresentação de todos os itens exigidos na tarefa.
2) Consulta às fontes de informação sugeridas e de, pelo menos mais 02 outras fontes, tanto virtual como impressas.
3) O uso da linguagem própria dos gêneros textuais (mapa e relato descritivo), com traços de autoria.
4) O uso adequado da linguagem padrão.
Conclusão:
Com essa produção, será possível aprimorar o olhar interdisciplinar, usando a multimodalidade linguística, sobre a questão da exploração do pau-brasil e do ser humano na época das grandes navegações, tendo possíveis respostas a questões como: quem foram os personagens envolvidos; quais os impactos gerados no processo de exploração tanto no Brasil quanto na Europa; como os interlocutores atuais navegam em busca de uma nova descoberta em relação ao seu próprio país?
Créditos:
Elaborado por: Isis Cássia, Sheyla Pascoal e Manoela Oliveira.
Público alvo: Alunos do Ensino Médio da Educação Básica.