Uso do Software de Webquest


Introdução:

WebQuest (do inglês, demanda da Web) foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March[1]..

A webquest é uma metodologia de pesquisa orientada da web, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web. Trata-se de uma atividade didática de aprendizagem, que aproveita a imensa riqueza de informações do mundo virtual para se criar o conhecimento. Essas atividades podem ser desenvolvidas para o ensino fundamental, médio e superior.

Geralmente a webquest é elaborada por um professor com questões para serem solucionadas pelos alunos. Ela sempre parte de um tema onde se delinearão as tarefas, que envolve consultar fontes de informação como livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, entretanto, são mais comuns sites ou páginas na internet. Essas fontes são, em geral, selecionadas pelo professor.

As webquests possuem uma base teórica construtivista, pois os próprios alunos vão construindo seu conhecimento. Através do cumprimento das tarefas eles vão transformando as informações, compreendendo-as e armazenando-as. Suas estratégias de aprendizagem ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de cooperação para com o grupo e a entender que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Seu principal objetivo é desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos.

Para desenvolver uma webquest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da web. Os passos para a criação da webquest são os seguintes:

a) introdução: nela você deverá apresentar as informações básicas da pesquisa aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, motivando-os para começar;
b) tarefa: descrever o que os alunos deverão elaborar durante o projeto, propondo um percurso a ser percorrido até o final dele, sem, entretanto, dá-los um produto pronto/acabado;
c) processo: fornecer descrições das etapas que os alunos deverão seguir para a realização do trabalho, incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas;
d) recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de referências bibliográficas a serem consultadas para a realização das tarefas.
e) conclusão: corresponde à finalização da tarefa proposta. Nela o professor deve apresentar um resumo que levará o aluno à reflexão da atividade com o objetivo de reconhecer o que foi aprendido.

Um tópico bastante comum na webquest é o intitulado de avaliação. Nesse tópico, o professor irá explicar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno para com o seu trabalho. Após a elaboração desses tópicos, basta que o criador da webquest poste-a na internet. Como dito anteriormente, para fazer isso, será preciso hospedar a webquest num servidor.

Pedagogicamente falando, a utilização da webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes, tais como:

a)modernizar o jeito de se fazer educação, já que as webquests fazem o uso da internet, o que é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com nosso tempo;
b) garantir o acesso a informações autênticas e atualizadas, pois os professores têm também o objetivo de selecionar as fontes de pesquisas para se obter informações confiáveis;
c) promover aprendizagem cooperativa;
d) desenvolver as aptidões cognitivas, pois a webquest oferece oportunidades para o
desenvolvimento das habilidades do conhecer;
e) incentivar a criatividade.
f) transformar as informações existentes ao invés de apenas reproduzi-las, tendo em vista
a necessidade de solucionar as questões e metas propostas pela webquest.

As Webquests normalmente possuem 7 partes prédefinidas: INTRODUÇÃO, TAREFA, PROCESSO, FONTES, AVALIAÇÃO, CONCLUSÃO e CRÉDITOS.


Tarefa:

Elaborar uma Webquest utilizando diretamente o Microsoft Word, que contemple todos os sete itens de sua estrutura. Ao final da atividade, deverá ter possível postar a Webquest em um ambiente apropriado para tal.

Data de entrega: 20/06/2013 até  23h e 59 min.


Processo:

1o PASSO - Crie um arquivo novo no Microsoft Word.

2o. PASSO - Salve esse arquivo com o nome da Webquest que deseja montar. Ex.: WQT_Como_criar_uma_Webquest.

3o. PASSO - Dentro do arquivo criado, incluir os 7 itens de uma WEBQUEST (INTRODUÇÃO, TAREFA, PROCESSO, FONTES, AVALIAÇÃO, CONCLUSÃO e CRÉDITOS). Tratá-las como se fossem títulos de um trabalho escolar.

4o. PASSSO - Dentro de cada item, incluir as informações requeridas.

5o. PASSO - Salvar o arquivo. Recomenda-se salvar periodicamente o arquivo para evitar perdas de dados.

6o. PASSO - Disponibilizar a WEBQUEST para seus alunos através do documento salvo no Microsoft Word ou utilizar um repositório de WEBQUESTs para postar sua WEBQUEST e posterior publicação aos alunos.

 


Fontes de Informação:
Avaliação:

A atividade será avaliada em 5 pontos. Esses pontos serão distribuídos da seguinte forma:

0,5 ponto para quem conseguir criar o documento que conterá a WEBQUEST, no Microsoft Word, utilizando a nomenclatura recomendada.

0,5 ponto para quem enumerar todos os itens de uma WEBQUEST.

0,5 ponto para o conteúdo de cada item trabalhado.

0,5 ponto para quem entregar a atividade dentro do prazo previsto.


Conclusão:

Como vocês podem perceber, a elaboração de uma WEBQUEST, utilizando o Microsoft Word, é uma tarefa muito simples. A vantagem dessa técnica é que podemos elaborá-la utilizando-se de editores de textos disponíveis em qualquer computador. Há a possibilidade de trabalharmos editores da categoria de software livre também. Não há a necessidade de utilização de softwares sofisticados e de difícil manuseio.

Então, vamos à luta. Produzam suas atividades nesse formato e verão como o ganho pedagógico será sentido ao longo do tempo.


Créditos:

Elaborado por Helder Rodrigues da Costa (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)