Uso dos dispositivos móveis no contexto escolar


Introdução:

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, por exemplo, os dispositivos móveis, têm provocado mudanças na sociedade, sobretudo no contexto escolar. Verifica-se facilmente a familiaridade que o aluno de ensino básico possui com essas ferramentas. Será que os educadores estão em compasso com esta realidade?


Tarefa:

Investigue entre seus pares no seu local de trabalho se os professores utilizam dispositivos móveis em suas aulas e com que frequência. 


Processo:
  • Aplicar um instrumento de coleta de dados (questionário) para, pelo menos, 10(dez) professores da escola em que atua. Após aplicação, tabular os dados e analisar os resultados obtidos.  
  • A atividade deve ser feita de forma individual.

Fontes de Informação:

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-tecnologia-sala-aula.htm

http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml


Avaliação:

Originalidade da pesquisa.

Tabulação adequada dos dados.

Reflexão sobre todas as questões aplicadas.


Conclusão:

A partir da realização dessa tarefa os alunos conhecerão as práticas pedagógicas relacionadas ao uso das tecnologias móveis de seu local de trabalho.


Créditos:

Atividade elaborada pelas professoras Alessandra Dutra, Tâmara Milhomem, Nathalia Rodrigues, Elisangela Fernandes, Ana Karine Holanda.

Direcionada para alunos de Pós-Graduação em educação da UFPE.