- Details
- Category: Webquest
- Published on Friday, 19 October 2012 01:39
- Written by Emerson Prates
- Hits: 826
Avaliação de Desempenho, Treinamento e Pesquisa de Clima Organizacional
Introdução:
Avaliar configura-se como estratégia fundamental na gestão moderna de pessoas. Na governança e nos projetos de TI a avaliação permite monitorar o desempenho do pessoal especializado.
Durante uma seleção de pessoas podem ser realizadas diferentes formas de avaliações para identificar se o conhecimento e o comportamento do candidato são adequados as necessidades da empresa.
Após a contratação, várias modalidades de avaliação de desempenho podem ser utilizadas para definir os postos fortes e fracos das pessoas no trabalho, caso a empresa deseje desenvolver seus funcionários.
A avaliação de desempenho baseada nas cmpetências irá definir a necessidade ou não de realizar treinamentos.
A avaliação dos próprios treinamentos é fundamental para saber se a didática adotada permite a aprendizagem dos funcionários.
Já, a pesquisa de clima organizacional objetiva avaliar todos os possíveis fatores que interferem no dia a dia do trabalho.
Qualquer forma de avaliação deve evitar por completo a subjetividade do avaliador. O uso de indicadores de desempenho claramente definidos, conferirá objetividade a avaliação.
Tarefa:
Os alunos devem coletar três questionários na web (um de avaliação de desempenho, um de avaliação de treinamentos e um de pesquisa de clima organizacional). Devem captar questionários já prontos que serão agregados posteriormente no portfólio semestral.
As questões que exijam emitir uma opinião pessoal, em cada um dos questionários, devem preferencialmente estar no formato de Escala de Likert, ou seja, com cinco diferentes opções de resposta.
Ex. de pergunta: Meu salário é compatível com minhas necessidades diárias? ex. de respostas: a) concordo totalmente; b) concordo parcialmente; c) indiferente ou não concordo e nem discordo; d) discordo parcialmente, e e) discordo totalmente. Ainda uma sexta opção de resposta é possível, quando a questão não se refere a pessoa. f) não tem opinião ou não se aplica.
Processo:
Os questionários devem ser apresentados na próxima aula (25/10/12) em formato digital para que possam ser revisados e adaptados caso seja necessário.
Fontes de Informação:
Não serão fornecidas fontes de informação prévia com o objetivo de permitir ampla pesquisa.
Avaliação:
Serão avaliadas:
1) Entrega no prazo solicitado pelo professor;
2) Inclusão dos tres questionários (após correção pelo professor) nos anexos do portfólio final.
Conclusão:
O contato com os três tipos de questionários avaliativos permitirá aos alunos perceber a complexidade e importância do uso de ferramentas de gestão de pessoas nas empresas modernas, cujo o lema é aprender a aprender.
Créditos:
Prof. Dr. Emerson J Prates.