- Details
- Category: Webquest
- Published on Saturday, 09 November 2013 15:42
- Written by Carla Letícia Ferreira Rigotti Silva
- Hits: 644
Avaliação de Comunicação
Introdução:
Comunicação Organizacional – Documentos Comerciais e oficiais
Diante desse tema, se faz necessário a utilização dos conceitos referentes aos documentos comerciais e oficiais, para que possamos identifica-los e redigi-los dentro da norma culta da língua portuguesa, observando a postura e tom de voz, a fim de transmitir a mensagem direcionada ao público alvo.
Tarefa:
Elaborar um Power Point para apresentação referente ao documento comercial e oficial direcionado a cada equipe, destacando conceito e exemplo do referido documento.
Processo:
Os alunos iniciarão o processo de pesquisa conforme as referências bibliográficas citadas abaixo, para que possam através dessas informações terem conhecimento para a elaboração do Power Point, o qual será apresentado à turma em sala de aula.
Fontes de Informação:
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006. 144 p.
BELTRÃO, Odacir; BELTRÃO, Mariúsa. Correspondência: linguagem & comunicação oficial, comercial, bancária, particular. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 371 p. ISBN 8522436649
BORBA, Francisco da Silva. Fundamentos da gramática gerativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1977. 79 p.
CESCA, Cleuza G. Gimenes. Comunicação dirigida escrita na empresa: teoria e prática. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2006. 284 p. (Novas buscas em comunicação ;v.49)
CHAPPELL, R T; READ, W L. Comunicação interna na empresa moderna. Rio de Janeiro: Fórum, 1973. 185 p.
CRUZ NETO, Antônio. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Ícone, 1987. 452 p.
KASPARY, Adalberto J.. Correspondência empresarial. Porto Alegre: Sulina, 1983. 183 p.
NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 15. ed. São Paulo: Scipione, 1997. 447 p.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Gestos de leitura: da história no discurso. 2. ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1997. 281 p. ; (Coleção repertórios).
SANTOS, M dos. Gramática brasileira da língua portuguesa. São Paulo: FTD, [19--?]. 412 p.
SILVA, Felisbelo da. Correspondência comercial-oficial. São Paulo: IBEX, 1984. 153 p.
Avaliação:
O aluno será avaliado através dos conceitos Ótimo, Bom ou Insatisfatório. Dentre esses é importante destacar que:
Para alcançar o conceito ótimo, o aluno precisa atingir todos os indicadores referentes a essa avaliação; conceito bom, apenas indicador de - Utiliza de simbologia para transmitir a informação de acordo com o público alvo; finalizando com insatisfatório o aluno que não conseguir atingir nenhum dos indicadores propostos.
Indicadores que serão avaliados:
- Utiliza de simbologia para transmitir a informação de acordo com o público alvo;
- Alinha a postura mantendo ombros e quadris relaxados favorecendo a respiração e evitando tensão da região superior do corpo;
- Mensagem transmitida ao público com objetividade por meio de comunicação verbal e não verbal.
Conclusão:
Observa-se com esta avaliação o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos, tendo uma preocupação com a linguagem verbal e não verbal, além de unir a teoria à prática.
Créditos:
Prof.ª Carla Rigotti
Avaliação direcionada aos alunos do curso de: Aprendizagem em Vendas - turma XV.