- Details
- Category: Webquest
- Published on Monday, 18 February 2019 02:39
- Written by Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (IFSC)
- Hits: 299
Gestão de Recursos – Ferramentas da gestão da qualidade
Introdução:
Olá Alunos.
Sejam bem-vindos à disciplina de Gestão de Recursos.
Neste momento, iremos discutir e aprimorar conhecimentos acerta das ferramentas utilizadas pelas organizações para gerir a qualidade nos processos produtivos.
A gestão de processos produtivos permite às organizações visualizar seus resultados e ter controle sobre suas operações. Para isso, são utilizados instrumentos e ferramentas de gestão que auxiliam na identificação de causas raiz e de soluções, analise de fatores e tomada de decisões.
Essas ferramentas controlam, levantam dados, apontam problemas e fornecem medidas que facilitam a obtenção de ideias e propostas de melhorias, tornando-se aliadas das empresas na definição de ações e estratégias. Algumas dessas ferramentas de gestão se enquadram na Gestão da Qualidade que, através de indicadores, visa apontar causas raiz e determinar ações de melhoria contínua, buscando eficiência e bom desempenho das atividades.
Esses instrumentos são conhecidos como ferramentas da gestão da qualidade. O objetivo de utilizá-las é chegar a um grau de eficiência/eficácia em uma determinada atividade ou processo, evitando falhas de comunicação e erros em determinado ponto em que o produto se encontra.
Utilizar as técnicas e ferramentas da qualidade podem auxiliar uma empresa a ganhar o mercado e ter clientes fiéis. Veja algumas ferramentas da qualidade:
- Diagrama de Pareto
- Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa
- Histogramas
- Folhas de Verificação
- Gráficos de Dispersão
- Fluxograma
- Brainstorming
- Benchmarking
- 5W2H
- 5S
- PDCA
A melhoria contínua é um fator determinante para uma organização enfrentar os desafios de um mundo competitivo e de muitas mudanças. Através da melhoria contínua é possível aperfeiçoar e aprender a inovar, adquirindo conhecimento para construir processos para transformar o produto com vantagem competitiva, eliminando desperdícios, reduzindo custos e tempo, envolvendo os colaboradores da organização de forma sincronizada. A melhoria contínua deve ser realizada em ciclos (loops) e deve abranger todos os processos produtivos da empresa; de negócio, organizacionais e gerenciais. Quanto mais melhorias realizadas, mais lucro para a empresa.
Pensem nisso e a partir de agora explorem o conhecimento, conto com todos vocês!
Tarefa:
1) Fazer a leitura dos materiais abaixo elencados. São materiais com informações similares, alguns estão mais explanados quanto à ferramenta que trabalharemos.
- https://endeavor.org.br/pessoas/5w2h/
- http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-5w2h-e-como-ele-e-utilizado/
- https://klickpages.com.br/blog/5w2h-o-que-significa/
- https://www.treasy.com.br/blog/5w2h/
- http://www.comunicacaoetendencias.com.br/wp-content/uploads/2013/11/Planilha_5w2h.pdf
- http://www.mercadologicacm.com.br/5w2h.pdf
- http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/5w2h-tire-suas-duvidas-e-coloque-produtividade-no-seu-dia-a-dia,06731951b837f510VgnVCM1000004c00210aRCRD
2) Identificar uma melhoria ou problema fictício para aplicação da ferramenta 5W2H.
3) Elaborar uma descrição breve quanto a utilização da ferramenta 5W2H na resolução do problema acima identificado.
4) Criar um plano de ação para o problema ou melhoria identificado, utilizando a ferramenta 5W2H.
Utilizar a planilha modelo constante na leitura recomendada 5 (pagina 11).
O prazo de entrega da atividade será até o dia 18/03 em sala de aula com o documento impresso.
Processo:
- O trabalho deverá ser feito de forma individual.
- A atividade deverá seguir o modelo constante na página 11 do anexo do link 5 das leituras sugeridas.
- A atividade deverá ser entregue em documento impresso, e deverá contar com cabeçalho da Instituição de Ensino, nome do curso, identificação do professor, unidade de aprendizagem, nome completo do aluno e data.
Fontes de Informação:
Utilizar as leituras sugeridas na descrição da tarefa.
Caso haja necessidade de mais fontes para elaboração da tarefa, sugere-se a utilização de livros, artigos ou trabalhos acadêmicos voltados para a gestão da qualidade.
Sugestões de autores:
Livros de Maria Cristina Catarino Werkema
Livros de Leoni P. Godoy
Maria G. P. Lisboa
Avaliação:
- A avaliação terá peso total de 10 pontos: sendo 1 ponto para o problema identificado, 3 pontos para a descrição da utilização da ferramenta na resolução do problema e 6 pontos para o plano de ação.
Serão considerados: coerência, coesão, discussão sobre o tema, prazo de entrega (já descrito na tarefa).
Conclusão:
Ao terminar esta tarefa o aluno deverá ser capaz de:
- Entender o que é uma Ferramenta Administrativa;
- Elaborar uma planilha 5W2H
Créditos:
- Trabalho desenvolvido pela acadêmica do polo de Jaraguá do Sul: Cristiane Arendt
- Agradecimentos ao professor Eli Lopes da Silva, por disponibilizar modelos e demais subsídios para elaboração dessa ferramenta de ensino.