Gestão de Recursos – Ferramentas da gestão da qualidade


Introdução:

Olá Alunos.

Sejam bem-vindos à disciplina de Gestão de Recursos.

Neste momento, iremos discutir e aprimorar conhecimentos acerta das ferramentas utilizadas pelas organizações para gerir a qualidade nos processos produtivos.

A gestão de processos produtivos permite às organizações visualizar seus resultados e ter controle sobre suas operações. Para isso, são utilizados instrumentos e ferramentas de gestão que auxiliam na identificação de causas raiz e de soluções, analise de fatores e tomada de decisões.

Essas ferramentas controlam, levantam dados, apontam problemas e fornecem medidas que facilitam a obtenção de ideias e propostas de melhorias, tornando-se aliadas das empresas na definição de ações e estratégias. Algumas dessas ferramentas de gestão se enquadram na Gestão da Qualidade que, através de indicadores, visa apontar causas raiz e determinar ações de melhoria contínua, buscando eficiência e bom desempenho das atividades.

Esses instrumentos são conhecidos como ferramentas da gestão da qualidade. O objetivo de utilizá-las é chegar a um grau de eficiência/eficácia em uma determinada atividade ou processo, evitando falhas de comunicação e erros em determinado ponto em que o produto se encontra.

Utilizar as técnicas e ferramentas da qualidade podem auxiliar uma empresa a ganhar o mercado e ter clientes fiéis. Veja algumas ferramentas da qualidade:

  • Diagrama de Pareto
  • Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa
  • Histogramas
  • Folhas de Verificação
  • Gráficos de Dispersão
  • Fluxograma
  • Brainstorming
  • Benchmarking
  • 5W2H
  • 5S
  • PDCA

A melhoria contínua é um fator determinante para uma organização enfrentar os desafios de um mundo competitivo e de muitas mudanças. Através da melhoria contínua é possível aperfeiçoar e aprender a inovar, adquirindo conhecimento para construir processos para transformar o produto com vantagem competitiva, eliminando desperdícios, reduzindo custos e tempo, envolvendo os colaboradores da organização de forma sincronizada. A melhoria contínua deve ser realizada em ciclos (loops) e deve abranger todos os processos produtivos da empresa; de negócio, organizacionais e gerenciais. Quanto mais melhorias realizadas, mais lucro para a empresa.

Pensem nisso e a partir de agora explorem o conhecimento, conto com todos vocês!


Tarefa:

1)     Fazer a leitura dos materiais abaixo elencados. São materiais com informações similares, alguns estão mais explanados quanto à ferramenta que trabalharemos.

  

2)     Identificar uma melhoria ou problema fictício para aplicação da ferramenta 5W2H.

3)     Elaborar uma descrição breve quanto a utilização da ferramenta 5W2H na resolução do problema acima identificado.

4)     Criar um plano de ação para o problema ou melhoria identificado, utilizando a ferramenta 5W2H.

Utilizar a planilha modelo constante na leitura recomendada 5 (pagina 11).

 

O prazo de entrega da atividade será até o dia 18/03 em sala de aula com o documento impresso.


Processo:

- O trabalho deverá ser feito de forma individual.

- A atividade deverá seguir o modelo constante na página 11 do anexo do link 5 das leituras sugeridas.

- A atividade deverá ser entregue em documento impresso, e deverá contar com cabeçalho da Instituição de Ensino, nome do curso, identificação do professor, unidade de aprendizagem, nome completo do aluno e data.


Fontes de Informação:

Utilizar as leituras sugeridas na descrição da tarefa.

Caso haja necessidade de mais fontes para elaboração da tarefa, sugere-se a utilização de livros, artigos ou trabalhos acadêmicos voltados para a gestão da qualidade.

Sugestões de autores:

Livros de Maria Cristina Catarino Werkema

Livros de Leoni P. Godoy

Maria G. P. Lisboa


Avaliação:

- A avaliação terá peso total de 10 pontos: sendo 1 ponto para o problema identificado, 3 pontos para a descrição da utilização da ferramenta na resolução do problema e 6 pontos para o plano de ação.

Serão considerados: coerência, coesão, discussão sobre o tema, prazo de entrega (já descrito na tarefa).


Conclusão:

Ao terminar esta tarefa o aluno deverá ser capaz de:

- Entender o que é uma Ferramenta Administrativa;

- Elaborar uma planilha 5W2H


Créditos:

- Trabalho desenvolvido pela acadêmica do polo de Jaraguá do Sul: Cristiane Arendt

- Agradecimentos ao professor Eli Lopes da Silva, por disponibilizar modelos e demais subsídios para elaboração dessa ferramenta de ensino.