- Details
- Category: Webquest
- Published on Tuesday, 26 September 2017 11:27
- Written by Eli Lopes da Silva
- Hits: 933
Especificação estruturada de sistemas
Introdução:
O plano de ensino da disciplina Análise Estruturada de Sistemas, do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac/Florianópolis, prevê a avaliação de seis indicadores de aprendizagem. Dois deles dizem respeito aos conteúdos tabela de decisão e árvores de decisão. Os outros quatro indicadores estão descritos a seguir:
1.Define os elementos que compõem a análise estruturada de sistemas. |
2.Elabora DHF atendendo aos requisitos do sistema de informação de um dado contexto. |
3.Elabora DFD atendendo aos requisitos do sistema de informação de um dado contexto. |
4.Elabora Diagrama de Contexto, atendendo aos requisitos do sistema de informação de um dado contexto. |
A tarefa que será proposta nesta webquest tem como objetivo identificar a aprendizagem em relação aos quatro indicadores que acabamos de apresentar.
Para a realização deste trabalho, estamos considerando como elementos da análise estruturada de sistemas uma parte relacionada aos dados – a Modelagem de Dados - que é formada pelo Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER) e o Dicionário de Dados. A outra parte é relacionada aos processos – a Modelagem de Processos – que é composta pelo Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), Diagrama de Contexto e Diagrama Hierárquico de Funções (DHF).
Dennis, Wixom e Roth (2014), antes de tratar das questões relacionadas à modelagem de dados e de processos, apresentam as habilidades e funções do analista de sistemas.
A tarefa aqui proposta busca identificar essas funções e habilidades para, em seguida, propor uma especificação estruturada de sistemas.
Tarefa:
A tarefa tem o objetivo de avaliar os indicadores de aprendizagem propostos na introdução desta webquest.
Para tal, o trabalho final a ser apresentado, que deve obedecer às normas da ABNT quanto à formatação – NBR 14724 – bem como em relação às citações – NBR 10520 – e em relação às referências – NBR 6023 – deve conter uma parte de reflexão sobre o tema e outra parte de desenvolvimento de uma especificação estruturada.
O corpo do texto a ser entregue deve ter, pelo menos, os seguintes capítulos:
1 As funções do analista e a especificação estruturada
2 Diagrama de Entidades e Relacionamentos
3 Dicionário de Dados
4 Diagrama Hierárquico de Funções
5 Descrição das Funções
6 Diagrama de Fluxo de Dados e Diagrama de Contexto
7 Conclusão
O capítulo 1 deve abordar as habilidades e funções do analista de sistemas. Descrever também a modelagem de dados e de processos, bem como seus diagramas.
O capítulo 2 apresenta o DER, conforme proposto pelo professor.
O capítulo 3 deve apresentar os quadros com o Dicionário de Dados do DER proposto.
O capítulo 4 apresenta o DHF do sistema.
O capítulo 5 deve descrever cada função proposta no DHF.
O capítulo 6 deve apresentar uma proposição de DFD e o desenho, assim como o diagrama de contexto derivado do DFD.
O capítulo 7 deve apresentar uma conclusão do trabalho.
Processo:
O trabalho deve ser realizado por dois ou três alunos. Não pode ser construído individualmente. A razão é que os alunos possam discutir as soluções do problema. Cada dupla ou trio deve apresentar sua proposta de trabalho diferente das demais, pois, como veremos no processo, há funções que serão criadas pelas equipes que não fazem parte do enunciado original.
Para a elaboração do capítulo 1, considerem as habilidades e funções do analista de sistemas apresentadas por Dennis, Wixon e Roth (2014). Façam um resumo do que os autores apresentam, tomando o devido cuidado com as citações diretas e indiretas. Identificar pelo menos mais uma obra que trata do tema para fazer um contraponto.
Ainda no capítulo 1, para descrever os elementos que compõem a análise estruturada de sistemas, considere como fonte as páginas 175 a 180 de Dennis, Wixon e Roth (2014) para apresentar o que é o DFD e quais seus componentes.
Defina também o que é o DHF qual a sua utilidade na análise de sistemas.
O capítulo 2 deve apresentar o texto do seguinte problema (reproduza o texto no capítulo) e o DER que soluciona o problema.
A Figura 1 apresenta o DER de uma imobiliária. Os clientes são cadastrados no sistema com seus dados pessoais. É considerado cliente tanto quem possui imóvel para alugar quanto quem faz a locação de imóvel. Para que o cliente seja cadastrado no sistema, é ele mesmo que fornece seus dados pessoais, preenchendo uma ficha de CLIENTE que é armazenada no sistema.
No caso de clientes que possuem imóvel para alugar, a imobiliária cadastra todos os proprietários do imóvel, porque há casos de imóveis pertencentes a mais de uma pessoa. O cliente preenche uma ficha com os dados dos proprietários e outra com dados dos imóveis.
Cada imóvel gera vários contratos de locação. O contrato possui um número que o identifica, uma data de início do contrato e uma data de término. No caso da locação, cada contrato pode estar vinculado a mais de um locador ao mesmo tempo, como é o caso de casais que são ambos responsáveis pela locação, como se pode ver no DER.
Um contrato gera várias faturas, porque cada mês é enviada para o cliente uma fatura a pagar.
Os fiadores, ainda que sejam também clientes, têm seus dados armazenados separadamente, porque interessa saber somente nome, telefone, e-mail, CPF, renda mensal, endereço e sexo.
Já no caso dos clientes, os dados pessoais são nome, telefone, e-mail, CPF, renda mensal, endereço, estado civil, número de filhos, endereço do trabalho, nome da empresa que trabalha, CNPJ da empresa, telefone da empresa e cargo.
O capítulo 3 deve apresentar o dicionário de dados para as tabelas do DER apresentado no capítulo 2.
No capítulo 4, considerar o que foi descrito no capítulo 2 sobre a imobiliária e acrescentar no enunciado as informações que forem necessárias para completar as funções do sistema.
No capítulo 5, descrever os processos de cada função apresentada no capítulo 4.
No capítulo 6, retomar o enunciado proposto no capítulo 4, analisar de onde devem vir as informações de cada função proposta e para onde vão. Reescrever o enunciado do problema e em seguida apresentar um DFD para o que foi proposto.
Fontes de Informação:
DENNIS, Alan; WIXON, Barbara Haley; ROTH, Roberta M. Análise e projeto de sistemas. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
Avaliação:
Os critérios de avaliação para cada indicador de aprendizagem são os seguintes:
Indicador |
Critério |
1.Define os elementos que compõem a análise estruturada de sistemas. |
O capítulo 1 apresenta os conceitos solicitados e está de acordo com as normas da ABNT. |
2.Elabora DHF atendendo aos requisitos do sistema de informação de um dado contexto. |
O enunciado apresentado foi incorporado com algumas funcionalidades e o desenho do diagrama apresenta uma solução para o que estava especificado assim como para as novas funcionalidades. |
3.Elabora DFD atendendo aos requisitos do sistema de informação de um dado contexto. |
O enunciado do DER foi reformulado de tal maneira que pudesse servir de base para a construção de um DFD. O diagrama foi construído e está coerente com o DHF. |
4.Elabora Diagrama de Contexto, atendendo aos requisitos do sistema de informação de um dado contexto. |
O Diagrama de contexto apresenta todas as entidades externas, entradas e saídas do sistema em coerência com o DFD construído. |
O trabalho deve ser entregue em formato Word até o dia 22/06/2016.
O trabalho deve ser entregue impresso e em meio digital, no portal do professor:
a) Entre na página http://elilsilva.webdesklw.com.br
b) Crie seu usuário e senha na opção CADASTRE AQUI
c) Entre com seu usuário na opção ACESSE SUA CONTA
d) Agora é só enviar o arquivo, utilizando a opção ABRIR NOVO TICKET. Na categoria, selecione ADS/AES 2016.1. No assunto informe AVALIAÇÃO. Anexe o arquivo.
Conclusão:
Após a execução deste trabalho, o aluno terá compreensão das funções e habilidades exigidas para um cargo de analista de sistema. Ele terá compreendido também quais são os diagramas que compõem a análise estruturada de sistema e estará com uma especificação estruturada de um sistema.
Créditos:
Webquest elaborado por Eli Lopes da Silva para a 2ª. fase do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis.
1ª. Semestre de 2016.