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Category: Webquest
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Published on Friday, 28 February 2014 19:21
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Written by Caroline Marcos Ramos Machado
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Nutrição e disfunções estéticas.
Introdução:
Todo ser humano é único e não são só as impressões digitais que comprovam: nosso organismo é formado por trilhões de células com necessidades específicas de nutrientes em doses variáveis, de acordo com as características genéticas individuais. Através da Nutrição em estética, é possível observar sintomas e características de cada cliente e relacioná-los a com hábitos nocivos e situações de carência ou excesso de determinados nutrientes.
Essa identificação é feita com base em entrevista de investigação nutricional e fundamentação de cardápio adequado. Com isso, a esteticista consegue identificar quais são os alimentos que funcionam para cada um e os que podem provocar desequilíbrios orgânicos e doenças, permitindo que as esteticistas elaborem orientação, intervenções e planos alimentares exclusivos, que vão auxiliar o organismo a funcionar plenamente, aumentando os efeitos dos tratamentos estéticos assim como o bem-estar geral dos (as) clientes.
Tarefa:
Trabalho realizado em equipe de 3 ou 4 integrantes, sendo que cada irá elaborar uma pesquisa de tema pré-definido de nutrição e disfunções estéticas. E apresentará em forma de seminário o conceito, sinais e sintomas assim como alimentos funcionais sobre um dos temas abaixo:
Acne,
Lipodistrofia ginóide,
Adiposidade localizada,
Hipotonia muscular e tissular,
Edema
Distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, obesidade),
Patologias relacionadas à nutrição (intolerância à lactose, ao glúten).
Para a realização do seminário a equipe deve elaborar um trabalho escrito digitado com cabeçalho, introdução, desenvolvimento, conclusão e referenciais teóricos de no máximo 5 páginas. O seminário deve ser feito para apresentação no power point, podendo utilizar-se de recursos práticos e demonstrações.
Processo:
Com base nestes conhecimentos e nos conceitos trabalhados em sala, elabore um seminário de acordo com as etapas a seguir:
Passo 01: organizem-se em equipes de 3 a 04 integrantes.
Passo 02: Cada equipe irá trabalhar 01 dos temas propostos.
Fontes de Informação:
Buscador de artigos científicos google acadêmico
http://scholar.google.com.br/
Livro:
Leal, Daniela. Pequeno livro da beleza: guia para toda hora. Campinas-SP: Versus, 2013.
Avaliação:
Como critério de avaliação para obter conceito ótimo o aluno deverá alcançar os seguintes indicadores:
Identifica a função e os benefícios nutricionais dos alimentos com base na pirâmide alimentar, diferenciando carboidratos, proteínas e lipídios.
Relaciona os alimentos com os principais distúrbios estéticos como rugas, flacidez, lipodistrofia ginóide, adiposidade localizada e outros
Portfólio elaborado sobre os sistemas do corpo humano e suas patologias com organização e criatividade, representando graficamente as características anatômicas e fisiológicas.
Ótimo : obter ótimo em 3 indicadores.
Bom : obter bom em pelo menos 3 indicadores.
Insatisfatório: quando houver insatisfatório em 1 ou mais indicadores.
Conclusão:
Percebe-se que a preocupação com a beleza é alvo das atenções de toda humanidade, e o cuidado tem se expandido a cada dia. Portanto, a nutriçãoem estática vai além das dietas para perda de peso, visando atuar em uma estética integrativa a esteticista atua na promoçãoda saúde buscando bons hábitos alimentares parauma melhor qualidade de vida, advertindo sobre as crenças e as condutas equivocadas a respeito da alimentação, obtendo assim resultados mais satisfatórios em seus atendimentos estéticos.
Créditos:
Orientadora: Caroline M. R. Machado
Público Alvo: Turma do curso técnico em estética VII.