- Details
- Category: Webquest
- Published on Tuesday, 26 September 2017 11:26
- Written by Eli Lopes da Silva
- Hits: 977
Pesquisa na revista JISTEM da USP
Introdução:
A revista da USP – JISTEM (Journal of Information Systems and Technology Management) está no seu volume 9, número 3. Foram publicados 25 números até o momento.
O foco da revista é a publicação de artigos científicos na área de Gestão da Tecnologia da Informação, conforme prega o próprio nome do periódico.
A publicação é eletrônica, armazenada no endereço http://www.jistem.fea.usp.br/index.php/jistem.
Tarefa:
A tarefa é fazer uma pesquisa bibliográfica na revista, em 4 números do periódico, apontando, na análise, pelo menos os seguintes aspectos:
a) Palavras-chaves recorrentes nos números analisados.
b) Temáticas recorrentes nos números pesquisados.
c) Quais metodologias (método ou técnicas) foram mais utilizadas nos artigos dos números analisados.
d) Quais artigos, nos números analisados, estão relacionados aos temas que o grupo já estudou ou está estudando nas disciplinas do curso de Gestão da Tecnologia da Informação do Senac e em quais aspectos estes temas se relacionam com as disciplinas.
e) Quais referenciais teóricos usados pelos autores dos artigos estão em consonância com os referenciais teóricos usados no curso de TGTI do Senac. Quais os principais autores citados nos artigos são também utilizados no curso de TGTI.
f) Comparação estatística da formação dos autores.
g) Analisar pelo menos 2 aspectos adicionais que não foram propostos aqui.
Processo:
A turma será dividida em 6 grupos:
Grupo 1 |
Jaqueline |
Raísa |
Grupo 2 |
Humberto |
Marcelo |
Grupo 3 |
Michael |
Hiago |
Grupo 4 |
Douglas |
Alex |
Grupo 5 |
Felipe |
Fábio |
Grupo 6 |
Maurício |
Gabriel |
Cada grupo vai analisar os números das revistas conforme quadro abaixo:
VOL |
NR |
ANO |
GRUPO |
1 |
1 |
2004 |
1 |
2 |
1 |
2005 |
1 |
2 |
2 |
2005 |
1 |
2 |
3 |
2005 |
1 |
3 |
1 |
2006 |
2 |
3 |
2 |
2006 |
2 |
3 |
3 |
2006 |
2 |
4 |
1 |
2007 |
2 |
4 |
2 |
2007 |
3 |
4 |
3 |
2007 |
3 |
5 |
1 |
2008 |
3 |
5 |
2 |
2008 |
3 |
5 |
3 |
2008 |
4 |
6 |
1 |
2009 |
4 |
6 |
2 |
2009 |
4 |
6 |
3 |
2009 |
4 |
7 |
1 |
2010 |
5 |
7 |
2 |
2010 |
5 |
7 |
3 |
2010 |
5 |
8 |
1 |
2011 |
5 |
8 |
2 |
2011 |
6 |
8 |
3 |
2011 |
6 |
9 |
1 |
2012 |
6 |
9 |
2 |
2012 |
6 |
O trabalho final apresentado deve conter toda a estrutura de trabalho acadêmico, conforme NBR 14724, apresentada na disciplina de técnicas de pesquisa, formado pela parte externa e parte interna (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais).
As citações deverão ser de acordo com a norma NBR 10520 e as referências conforme a NBR 6023.
Os elementos textuais devem apresentar, pelo menos, os seguintes capítulos:
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS (dividido em geral e específicos)
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4 ANÁLISE DOS DADOS DA REVISTA
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
O trabalho deve ser entregue impresso e em meio digital, no portal do professor:
a) Entre na página http://elilsilva.webdesklw.com.br
b) Crie seu usuário e senha na opção CADASTRE AQUI
c) Entre com seu usuário na opção ACESSE SUA CONTA
d) Agora é só enviar o arquivo, utilizando a opção ABRIR NOVO TICKET. Na categoria, selecione TGTI - PESQUISA 2013.2. No assunto informe PESQUISA E O NOME DA DUPLA. Anexe o arquivo.
O grupo deve montar uma apresentação em PowerPoint ou software equivalente. A apresentação será avaliada, conforme indicador apresentado no tópico AVALIAÇÃO.
Data de entrega do trabalho: 18 de novembro de 2013.
Data de apresentação dos trabalhos: 18 de novembro de 2013.
Fontes de Informação:
Página da revista na internet:
http://www.jistem.fea.usp.br/index.php/jistem.
Avaliação:
A avaliação desta tarefa considera os seguintes indicadores de aprendizagem previstos no plano de ensino da disciplina:
Saber Desdobramento da Ementa |
Indicadores de Aprendizagem |
Tendências em pesquisas acadêmicas. (método/estratégia de pesquisa) |
Explicita de maneira clara, na construção textual, a opção pela tendência escolhida, relaciona com o ambiente que está inserido. |
Orientação para a leitura, análise e interpretação de textos. (coerência das escolhas bibliográficas com a pesquisa realizada) |
Relaciona as diferentes bibliografias trabalhadas, contextualizando-as com o propósito de estudo, as diferentes temporalidades e espacialidades. |
Abordagem de estruturas técnicas e normativas em atividades científicas – projetos e trabalhos de conclusão de curso. (NBR 14724, NBR 6028, NBR 6024) |
Estrutura roteiro da pesquisa e segue etapas seqüências para a elaboração do trabalho solicitado conforme as normas solicitadas. |
Objetivos em pesquisas e atividades acadêmicas. (objetivos geral e específicos) |
Elabora e apresenta objetivos coerentes com a pesquisa e a atividade acadêmica proposta e a realidade sócio-espacial que está inserido. |
Citações, análises críticas e referências bibliográficas. (NBR 10520 / NBR 6023) |
Reconhece as normas e respeita os direitos autorais. |
Objeto de Pesquisa Estudos de caso, leituras, análise de realidades voltadas ao interesse do estudo. (relação do tema escolhido com os objetivos) |
Delimita o objeto de estudo e reconhece elementos relevantes para a pesquisa acadêmica relacionada às linhas institucionais e do curso. |
Organização de métodos em pesquisas. (método da pesquisa / coerência do método com a pesquisa realizada) |
Define o método, estrutura os critérios de pesquisa e define instrumentos de coleta, manipulação e análise dos dados e informações, contextualizando com a realidade regional e local. |
Técnicas para coleta e tabulação de dados em atividades e pesquisas científicas. (coleta e análise dos dados) |
Coleta e tabula dados, interpreta, analisa e relaciona informações.
|
Técnicas de organização de análise de dados em atividades de pesquisas. (coleta e análise dos dados) |
Relaciona os dados com o objeto de pesquisa e com os instrumentos utilizados no método. |
Técnicas para apresentação de atividades acadêmicas. (apresentação verbal do trabalho) |
Elege uma técnica de apresentação conforme o objetivo da atividade e Apresenta os dados através da técnica selecionada.
|
Trabalhos que obtiverem conceito I poderão ser realizados com uma nova temática de pesquisa a ser definida após o recebimento dos conceitos, com prazo de entrega para a primeira semana de dezembro.
Conclusão:
Esta tarefa proposta é um desafio que vem ao encontro da formação de um gestor, visto que dá a ele a possibilidade de, além do entendimento do próprio campo de atuação, uma visão crítica acerca da formação ao qual ele está inserido, através da análise de artigos da área, via análise de um periódico científico.
Créditos:
Webquest elaborada por: Eli Lopes da Silva
Ano/Semestre: 2013 / 2
Público: Alunos da disciplina Técnicas de Pesquisa (2ª. fase) do Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis.