Bullying no ambiente de ensino


Introdução:

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Apesar  da  clareza  da  definição  do  termo  bullying,  ainda  há  divergências  em  sua aplicabilidade, talvez,  em  decorrência  dos  estudos  serem  recentes,  na maioria  dos  países,  e  da carência  de  estudos  mais  aprofundados  que  avaliem  seus  impactos  ao  longo  do  tempo.  Tais divergências  são  percebidas  nas  declarações  entre  os  especialistas  no  tema,  profissionais  da comunicação social, da educação, da saúde, do direito e até mesmo em legislações em vigor em diversos países.

A escola, vista como uma instituição de ensino deve zelar e estar comprometida com aprendizagem e o bem estar do aluno. Todavia, esse ambiente que deveria ser agradável e sadio tem sido palco de atitudes frequentes, que envolvem atos de violência entre os alunos, ficando evidente, dessa forma, a conduta bullying. (Leão e Velha, 2009)

O bullying se divide em duas categorias:

a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos  b) bullyingindireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.


Tarefa:

1- Entrevistar colegas e professores sobre experiências vivenciadas de bullying;

2- Assistir vídeo sobre o tema;

3- Discussão sobre o vídeo

4- Produção de uma resenha sobre o assunto.


Processo:

1 – Entrevistar colegas e professores no início da próxima aula (11/07/2013);

2 -  Assistir os vídeos: Bom para Todos: Bullying nas escolas

3- Socializar com os colegas e professor em sala de aula sobre o vídeo assistido.

4 – Desenvolver uma resenha sobre o assunto de no mínimo 35 linhas, deverá ser entregue impressa ao professor na data 16/07/2013


Fontes de Informação:

Vídeo – Bom para Todos: Bullying nas escolas

http://www.youtube.com/watch?v=CSUndx7VOqM

http://www.youtube.com/watch?v=ITPwLptQGwU

http://www.youtube.com/watch?v=2aPmiksA2u4

Bullying no ambiente escolar - http://inov.org.br/site/artigos/9.pdf

O fenômeno bullying no ambiente escolar - http://www.facevv.edu.br/Revista/04/O%20FEN%C3%94MENO%20BULLYING%20NO%20AMBIENTE%20ESCOLAR%20-%20leticia%20gabriela.pdf


Avaliação:

A avaliação será baseada nos seguintes critérios: Participação, organização, resenha.


Conclusão:

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar.

A escola ao invés de ser vista como um local de aprendizagem e das primeiras interações com o outro, tem sido palco para o desenrolar da violência, gerando, muitas vezes, graves consequências no âmbito emocional, psíquico e comportamental das crianças. Todos os envolvidos - agressores, vítimas e espectadores - na prática do bullying sofrem diante dessa situação. Por um lado, o agressor pode se valer dessa atitude agressiva para descontar no outro o que está vivendo em casa ou até mesmo por não ter a atenção e carinho que gostaria de receber dos seus genitores. A vítima, na maioria das vezes, sofre em silêncio, por medo de demonstrar covardia perante os outros amigos ou por temer represália. E por último, os espectadores não se manifestam, por medo de serem as próximas vítimas.


Créditos:

Alessandra Alves

Ana Claudia Ramos

Guilherme Hugo Payerl