Introdução a Bioinformática


Introdução:

Imagine três universos tão diferentes que até alguns anos atrás não achávamos que não seria possível integrá-los. O primeiro universo é tão pequeno, que foi necessário a criação, de uma medida específica para defini-lo. Como exemplo, imagine que você tenha uma praia com 1 Km2 de areia. Se pegarmos apenas um grão de areia teremos que usar uma medida de comprimento chamada “nano” para medi-lo.

O segundo universo é composto por uma quantidade tão grande de informações que também tivemos de criar uma unidade específica para ele: “pentabytes”.

No meio destes universos temos os seres vivos, incluindo o ser humano. Para o estudo destes três universos interdisciplinares foi criado uma ciência específica para estudá-lo: a bioinformática.

Apesar do segundo universo ter sido desvendado na década de 50 por Watson e Crick, foi somente na década de 80 que foi possível de verificar a existência deste universo através do uso do microscópio eletrônico e armazenar estes dados através de conjunto de computadores denominados: “grids computacionais”.

A descoberta da cadeia dupla de DNA por Watson e Crick deu início a uma possibilidade jamais imaginada anteriormente, que é, desvendar o genoma humano.

A descoberta do genoma humano foi apenas o primeiro passo. É necessário que haja um segundo passo que é a transformação da genomica em proteomica e um terceiro passo que é a transformação da proteomica em transcriptoma.


Tarefa:

De acordo com a organização mundial de saúde (OMS), a Schistosomose Mansonica é considerada a segunda mais devastadora doença tropical negligenciada do mundo. Usando as informações disponíveis da (OMS), do World Community Grid (WCG), e do sites www.shistosomaonline.com.br, descreva quais as possibilidades de uso da genomica, proteomica e transcriptoma, na prevenção, tratamento e cura das S. mansoni.


Processo:

1- Estude o mecanismo de transmissão da S. mansoni.

2- Leia no site definido nas fontes os estudos que estão sendo feitos para o desenvolvimento de novas drogas e de uma vacina para a S. mansoni.


Fontes de Informação:

http://www.who.int/topics/schistosomiasis/en/

http://www.worldcommunitygrid.org/research/sn2s/overview.do

http://www.schistosomaonline.com.br/

 


Avaliação:

Apresentação de processos onde demonstre as formas de: prevenção, tratamento e possível cura.


Conclusão:

Ao terminar esta tarefa o aluno deverá ser capaz de entender o mecanismo de prevenção, tratamento e cura da S. mansoni usando as ferrramentas genomica, proteomica e transcriptoma.


Créditos:

Rosângela Silqueria Hickson Rios

Wallace Borges Cristo