UFSC

 


Uso de tecnologias digitais a distância na educação presencial: o projeto CAPTE da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis

Eli Lopes da Silva1, Manoela Albertoni Silveira2, Nadia Henedi Lemos Simão3

1Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis

2Faculdade de Tecnologia Senac Florianóplis

3Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis

 

Abstract. Este artigo apresenta um projeto em fase “embrionária”, intitulado Centro de Apoio às Práticas com Tecnologias na Educação (CAPTE), sua proposta de ação, metodologia e resultados esperados. Trata-se de uma investigação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais, para as quais foi desenvolvido um portal, no qual os docentes da faculdade poderão publicar, entre outros recursos,Webquest e Blog para uso na educação presencial. Trata-se, portanto, do uso de ferramentas a distância no presencial.

Resumo. This paper presents a project being under construction, entitled “Centro de Apoio às Práticas com Tecnologias na Educação” (CAPTE), its proposed action, methodology and expected results. This is an investigation of the pedagogical practices with the use of digital technologies, for which we developed a portal, in which faculty members can post, among other features, Blog and Webquest for use in classroom education. It is therefore the use of tools to theface away.

1. Introdução

O projeto CAPTE – Centro de Apoio às Práticas com Tecnologias na Educação – é uma iniciativa de um docente da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis e aprovada pela instituição, que conta com o coordenador do projeto e a participação de quatro alunos voluntários, discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação.

 

O Projeto Centro de Apoio às Práticas com Tecnologias Educacionais (CAPTE) foi criado em caráter de projeto pedagógica na faculdade, com objetivo de pesquisar, auxiliar, difundir, estimular, incentivar, contextualizar e fomentar as práticas pedagógicas na educação, inserindo recursos da EaD (educação à distância) na educação presencial, com o uso das tecnologias, sobretudo digitais. Contudo, ferramentas que vão auxiliar docentes na prática pedagógica como WebQuest, Blog, Mapas Conceituais, Youtube Teachers (ou Youtube Education), Escrita Colaborativa, entre outras, serão utilizada no CAPTE.

 

A ideia é fomentar o uso destas tecnologias, bem como investigar as práticas pedagógicas oriundas desta utilização, para que as mesmas possam ser publicizadas, em forma de artigos, pela web, por apresentação em eventos, como forma de incentivar o uso das mesmas pela comunidade acadêmica.

 

O portal CAPTE se encontra em construção e está disponível para testes no endereço eletrônico http://www.elilopes.pro.br/capte, conforme apresentado na figura 1.

 

 

Figura 1 – o portal CAPTE

 

 

 

 

Fonte: dados primários da pesquisa

2. Integração de recursos da Educação a Distância (EaD) na modalidade presencial

Na atualidade, sabemos que existem diversas formas de obtenção de informação e, a partir disto, a possibilidade de construção coletiva de conhecimento. O uso de tecnologias digitais, sobretudo aquelas disponíveis a distância, como internet, como maneira de agregar novas potencialidades ao trabalho docente, combinando com a educação presencial tradicional, apesar de às vezes parecer conflituoso, tende a ser uma nova maneira de exercer práticas pedagógicas que permitam a coexistência (presencial e a distância). Ao atribuir alguns conceitos de sociedade do conhecimento, em voga, expandem-se a diversidade cultural oportunizando o desaparecimento de discrepâncias, que apesar de inúmeras ações mantêm-se inalteradas. Ainda, sob a ótica da diversidade, é necessário que haja o reconhecimento dos alunos e professores como seres sociais, subjetivos. Diante disto, é notável repensarmos na importância não primeira e secundária, e sim, paralela frente a conteúdos e os sujeitos do processo educativo.

A verdade, da qual nos ocupamos no presente projeto é evidenciar, apresentar possibilidades para que o processo ensino-aprendizagem seja efetivo, de maturidade no ambiente EaD, bem como no contexto educacional presencial. Pois, a sociedade da informação requer um reaprendizado integrando assim, o ser social e a tecnologia. Ainda, neste contexto, propomos a inclusão e uso de ferramentas de flexibilidade e integradora do trabalho pedagógico. No entanto, as tecnologias em educação são de caráter fundamental na tentativa de promover a democratização e inclusão com o acesso às novas tecnologias no ambiente educacional.

 

É importante, neste processo dinâmico de aprender pesquisando, utilizar todos os recursos, todas as técnicas possíveis por cada professor, por cada instituição, por cada classe: integrar as dinâmicas tradicionais com as inovadoras, a escrita com o audiovisual, o texto sequencial com o hipertexto, o encontro presencial com o virtual. (MORAN; BEHRENS; MASETTO, 2000, p.50).

 

Silva, Souza e Corrêa (2010) argumentam que a falta de uso das tecnologias digitais em práticas pedagógicas decorre não somente do desconhecimento dos professores do que pode ser usado, mas também de que as escolas nem sempre criam condições para tal.

O uso das tecnologias digitais em ambientes EaD, que de certa forma tendem a estender-se à educação presencial, como recursos que podem ser adotados pelos professores em suas práticas pedagógicas, ainda mostra-se bastante incipiente. Boa parte dos professores utiliza slides produzidos em PowerPoint para elaboração de suas aulas, mas, quando se fala do uso de Objetos de Aprendizagem, uso de Blogs na Educação, escrita colaborativa (por exemplo com o Google Docs), criação de Podcast, entre outros, há um número expressivo de professores que ainda desconhecem.

Fomentar o uso destes recursos pelos professores na educação à distância, pode ser uma estratégica pedagógica de caráter investidor, que fomenta e que apresenta resultados em favor da aprendizagem dos alunos.

 

Os professores e os alunos podem utilizar as tecnologias da informação para estimular o acesso à informação e à pesquisa individual e coletiva, favorecendo processos para aumentar a interação entre eles. A rede informatizada cria a possibilidade de exposição e de disponibilização das pesquisas aos alunos, de maneira mais atrativa e produtiva, da demonstração e da vivência de simulação por texto e imagens, facilitando o discernimento e o envolvimento dos alunos com problemas reais da sociedade. (MORAN; BEHRENS; MASETTO, 2000, p. 97).

 

Criar um projeto que dê a oportunidade aos discentes de utilizar recursos digitais, que podem ser utilizados à distância, em suas práticas pedagógicas da educação presencial, ampliar o uso dos recursos que a tecnologia, sobretudo digital oferece, amplia discussões, fomenta prática e recursos inovadores, priorizando a essência do aprendizado.

O projeto Centro de Apoios às Práticas com Tecnologias na Educação (CAPTE) é apresentado, nesta proposta de pesquisa, com esta intenção: discutir juntos, professores, pesquisadores e alunos, possibilidades de uso das tecnologias na Educação que possam reverter em favor da aprendizagem.

Para que haja o encontro de novas realidades frente às práticas com tecnologias educacionais, a proposta deste projeto vai ao encontro de possibilidades que possam racionalizar os espaços educativos, assegurando a construção do conhecimento, interagindo na busca de educação e comunicação diante da tecnologia. Tornar possível, ao contexto educacional, novas práticas ao trabalho pedagógico, vislumbrando metodologias ocasionando em novas realidades.

O projeto encontra-se em fase embrionária, embora já possua um portal criado. Ele foi desenvolvido com o uso de um programa de computador gratuito, o Joomla, que é um software que permite a criação de portais na web.

 

3. Metodologia

O Uso de Pesquisa-ação enquanto metodologia, “intercompreensão” dos pesquisadores em sua coexistência, apresenta-se como um método comparável das ciências sociais e aplicadas, afastando-se do status quo, vindo a referenciar-se como técnicas do cotidiano em busca de soluções para problemas.

Segundo Thiollent (2004) a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social em estreita associação com a ação e que visa normalmente a solução de um problema coletivo. Nesse tipo de pesquisa, além da participação do pesquisador, deve haver um forte engajamento do grupo pesquisado na solução do problema. “O principal desafio da PA (Pesquisa-Ação) consiste em produzir novas formas de conhecimento social e novos relacionamentos entre pesquisadores e pesquisados, e novos relacionamentos de ambos com o saber.(THIOLLENT, 1999, p.103).

O projeto CAPTE é uma pesquisa-ação, na medida em que visa não somente fomentar o uso dos recursos digitais nas práticas pedagógicas, mas parte do princípio que a ação da pesquisa será definida em conjunto entre os pesquisadores do projeto (coordenador do projeto e alunos voluntários) com os professores que serão usuários do ambiente virtual e também de outras práticas pedagógicas que tem como base os recursos digitais.

Como forma de coleta de dados, estão previstas entrevistas semiestruturadas para avaliar os problemas enfrentados no uso da plataforma, propor soluções no que diz respeito ao uso do recurso como prática pedagógica e na reformulação da plataforma. Também estão previstas entrevistas de grupo focal, técnica que, segundo Gatti (2005) tem como objetivo captar, a partir das trocas realizadas no grupo, conceitos, sentimentos, atitudes, crenças, experiências e reações.

A partir da entrada dos docentes no projeto, com os usos das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, novos percursos para a pesquisa poderão ser delineados, visto que se trata, essencialmente, de uma pesquisa definida metodologicamente como pesquisa-ação.

 

4. Exemplo de recursos - Webquest

A WebQuest proposta por Dodge (1995) na San Diego State University, é uma metodologia de pesquisa orientada da web, bem como suas práticas e desenvolvimento. No entanto, fazer uso de ferramentas com a WebQuest amplia o oferecimento de conteúdos, oportunizando a interação na web, informações de correlação com a atividade proposta, oferecendo assim, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de competências. É importante atentarmos ao pressuposto de aprendizagem construtiva, que faz uso de uma legitimidade, propicia mecanismos de pesquisas e atividades imprescindíveis ao ensino-aprendizagem. Em sua prática, relativamente simples, a WebQuest, bem como as demais práticas com tecnologias educacionais, compromete-se a fazer uso de estratégias que venham a ser motivadoras, despertem interesse e atenção a atividade assim proposta, ocasionando assim, na produção de respostas, a aprendizagem. 

Diante da contribuição das práticas com tecnologias educacionais, torna-se necessário que entenda-se a WebQuest como proposta que vem a incentivar o conhecimento de uma forma independente e autônoma, pois, a partir da orientação do professor, há execução de atividades  guiadas pelas sugestões de buscas predeterminadas.O Portal CAPTE por possuir uma interface de fácil entendimento, não exige do professor domínio na área da informática.

 

(REVER – falar das partes da Webquest) – dizer que no Portal CAPTE o professor não precisa de conhecimento de informática para publicar uma.

5. Conclusão

Partindo da afirmação de Silva, Souza e Corrêa (2010) que os professores não utilizam tecnologias digitais como recursos em suas práticas pedagógicas, muitas vezes pela falta de incentivo ou apoio das instituições escolares, esta pesquisa parte das seguintes questões:

a) É necessário criar uma infraestrutura que dê suporte ao professor para a utilização das tecnologias em suas práticas pedagógicas.

b) A investigação acerca de como as tecnologias serão utilizadas pelos docentes do Senac constituirá uma forte base de conhecimento para a divulgação dos recursos e das práticas pedagógicas para professores de qualquer outra instituição de ensino.

c) Os usos dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, advindos de uma pesquisa-ação, na qual os professores e pesquisadores deste projeto definirão juntos os caminhos a serem percorridas, são elementos que permitirão uma análise das práticas pedagógicas com base nas necessidades geradas pelos próprios docentes.

 

O projeto CAPTE pretende, a partir da pesquisa-ação desenvolvida entre os pesquisadores do projeto e os docentes da faculdade, criar condições para que as tecnologias digitais serem utilizadas nas práticas pedagógicas e que as possibilidades de uso de ambiente a distância (no caso o portal criado) possam cada vez mais fazer parte  das atividades da educação presencial.

 

 

References

 

MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 8.ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

 

Barba, C. La investigación en Internet con las WebQuest, Comunicación y Pedagogía. Disponível em: <http://www.quadernsdigitals.net/datos/hemeroteca/r_1/nr_527/a_7365/7365.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2012.

 

BARRETO, R.G. Tecnologia e Educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-12001, 2004.

 

DODGE, Bernie. Some Thoughts About WebQuests. San Diego State University. [1995]. Disponível em: <http://webquest.sdsu.edu/about_webquests.html>. Acesso em: 18 ago. 2011.

 

SILVA, Eli Lopes da; SOUZA, Diney Domingos de; CORRÊA, Alexandre Bastos. Construção, uso e avaliação de uma plataforma para Webquest baseada no Joomla: pesquisa-ação na Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis. In: COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 7., 2010, Belo Horizonte. Anais do VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. São João Del Rei, MG: Editora UFSJ, 2010. ISBN 978-85-88414-60-0.

 

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

 

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

FANTIN, Monica. Mídia-Educação: olhares, conceitos, experiências Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

 

FLORIANÓPOLIS. Lei nr. 8623 de 02 de junho de 2011. Florianópolis: Secretaria Municipal de Educação, 2011.