- Details
- Category: Webquest
- Published on Monday, 23 September 2013 15:11
- Written by Nádia Lemos
- Hits: 1083
Como Criar uma Webquest
Introdução:
A introdução é construída por uma ou mais páginas web onde o assunto a ser tratado é apresentado. O Professor pode usá-la para trazer os conceitos que servirão de base para a elaboração do trabalho, contextualizá-lo, criar hiperlinks com fontes disponíveis na internet sobre o assunto, bem como utilizar citações diretas e indiretas de autores que tratam o tema.
Tarefa:
A tarefa deve apresentar o trabalho que o aluno irá produzir. Recomenda-se que a tarefa seja desafiadora, no sentido de que instigue o aluno a buscar várias fontes e refletir sobre os conceitos que ele está trazendo para o trabalho, estabelecendo conexões entre conceitos, autores e obras diferentes.
Processo:
No processo, o professor descreve os passos que devem ser seguidos para a realização da tarefa, ou seja, como fazer.
Fontes de Informação:
As Fontes de Informação são as referências bibliográficas recomendadas pelo professor, além de links na internet e outras fontes de informação importantes que o aluno poderá consultar. A hipertextualidade deve ser elaborada ao máximo, principalmente neste tópico, pois, como as orientações são cosntituídas de páginas na web, o docente tem a possibilidade de direcionar a aluno para fontes de informação escrita, vídeos, materiais de áudio, entre outros.
Avaliação:
Na Avaliação o professor descreve como a tarefa será avaliada, ou seja, o que o aluno deve fazer para alcançar uma boa nota ou um bom conceito ( dependendo aí se a avaliação é por nota ou conceito). É muito importante detalhar os requisitos exigidos, de forma que o aluno saiba antecipadamente o quanto deve ser empenhar para obter secesso na tarefa.
Conclusão:
Na conclusão são expostas as considerações finais sobre os assuntos explorados. O professor pode retornar algumas questões que tenham sido apresentadas na introdução.
Créditos:
Nos créditos pode conter agradecimentos, a autoria da webquest e também referências bibliográficas que o professor utilizou para montagem da mesma.
Referência:
SILVA, Eli Lopes da (Org.). Mídia-educação: tecnologias digitais na prática do professor. Curitiba: CRV,2012.