Pesquisa 2012/2 - TGTI


Introdução:

A resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho Pleno (CP), número CNE/CP 3 , de 18/12/2002, é o instrumento legal que reconhece os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) como cursos de graduação. Ela determina algumas características dos CSTs, entre elas: incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho. (BRASIL, 2002).

O Curso Superior de Tecnologia, além de fornecer subsídios práticos para inserção no mundo do trabalho, deve formar cidadão com uma base teórica sólida o suficiente para que o egresso seja capaz de aprender a aprender, de ter ciência das ações que executa e de ter condições de fazer pesquisa.

O instrumento no qual as Instituições de Educação Superior (IES) devem se pautar para a criação de CSTs é o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Este documento fornece as diretrizes básicas a respeito do conteúdo e infraestrutura mínima requerida para cada tipo de curso, sendo que cada IES tem autonomia para elaborar a estrutura curricular.

No caso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, o Catálogo Nacional propõe:

 

O tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação atua em um segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados. O profissional egresso deste curso define parâmetros de utilização de sistemas, gerencia os recursos humanos envolvidos, implanta e documenta rotinas, controla os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados. (BRASIL, 2010, p.51).

 

Além disto, a carga horária mínima para o curso é de 2000 horas e a infraestrutura física recomendada é “Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado, Laboratório de arquitetura de computadores, Laboratório de informática com programas específicos e conectados à internet,Laboratório de redes de computadores.” (BRASIL, 2010, p.52).

Como cada IES tem a liberdade de definir o programa curricular do curso, existem, no caso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, diferentes propostas que, na maioria das vezes, são criadas em função da demanda por profissionais de cada região.

O Ministério da Educação mantém uma base de dados na qual é permitida, entre outras funcionalidades, a consulta de IES credenciadas a oferecer Cursos Superiores de Tecnologia, bem como os conceitos da avaliação destes cursos pelo sistema regulador federal, no endereço eletrônico http://emec.mec.gov.br. (BRASIL, 2011).

Um consulta textual neste endereço eletrônico, com o título “Gestão da Tecnologia da Informação” retorna, na data de 26 de outubro de 2011, um total de 153 registros, o que equivale a dizer que são 153 Cursos Superiores de Gestão da Tecnologia da Informação no Brasil, sendo que, em alguns casos, trata-se de uma mesma IES oferecendo o curso em locais diferentes. Para este tipo de consulta o sistema permite exportar os dados para o Excel ou em formato “.PDF”.


Tarefa:

Esta atividade será utilizada para avaliar os indicadores de aprendizagem previstos no plano de ensino da disciplina Técnicas de Pesquisa, em relação à atividade complementar. Deverão realizar esta atividade os alunos que não realizarem atividade complementar neste semestre.

Esta atividade substitui a atividade complementar somente na disciplina de Técnicas de Pesquisa. Ela não valida a atividade complementar.

Cada grupo deve fazer um comparativo de estrutura curricular do Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação de 3 instituições em relação ao curso da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis.

O comparativo deve abordar, pelo menos, os seguintes aspectos:

a)    O perfil profissional de conclusão de cada uma das quatro instituições. Após descrever quais as competências que cada curso proporciona, a equipe deve se posicionar em relação à escolha de um deles, justificando sua escolha.

b)    Comparar as disciplinas oferecidas, mostrando quais aspectos são mais valorizados em cada estrutura curricular em termos de formação profissional.

c)    Apresentar uma proposta curricular que utilize disciplinas das instituições avaliadas. Esta proposta deve conter um perfil profissional de conclusão de tal forma que as disciplinas escolhidas estejam plenamente justificadas por este perfil elaborado.

A escolha do método/estratégia de pesquisa também deve ser caracterizada e justificada na pesquisa, como por exemplo, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, diagnóstico, entre outras.

O grupo deve definir também a forma de coleta de dados e conduzir a pesquisa com base nestas definições: o método e a coleta de dados.


Processo:

A tarefa deve ser realizada em grupo de 3 (três) a 4 (quatro) pessoas.

As grupos serão numerados de 1 a 8. Cada grupo, conforme sua numeração, fará a análise das IES listadas abaixo:

 

GRUPO

Instituições

 

 

1

1) PUC CAMPINAS

http://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/cursos/tecnologia-em-gestao-da-tecnologia-da-informacao/sobre/

2) IFSC GOIANO

http://www.ifgoiano.edu.br/urutai/home/cursos-superiores/87-tecnologia-em-gestao-da-tecnologia-da-informacao

3) ISES – SERGIPE

http://www.faser-se.edu.br/instituto/arquivos/PPC_GTI.pdf

 

 

2

4) Faculdade CET – Teresina/PI

http://www.cet.edu.br/graduacao/tecnologia-em-gestao-da-tecnologia-da-informacao.html

5) Instituto Presidente Tancredo Neves – São João Del Rei / MG

http://www.iptan.edu.br/curso_gti.php

6) IFSC – Florianópolis/SC

http://curso.ifsc.edu.br/pagina2b.php?idcurso=41

 

 

3

7) FUMEC – Belo Horizonte/MG

http://www.fumec.br/cursos/graduacao-tecnologica/gestao-da-tecnologia-da-informcao/apresentacao/

8) Universidade Católica de Brasília – Brasília/DF

http://www.catolicavirtual.br/wp-content/uploads/ppc-_gti_2011.pdf

9) FIT – Santarém/PA

http://www.fit.br/home/?pg=cursos&campo=ti

 

 

4

10) Faculdades La Salle – Lucas do Rio Verde / MT

http://www.unilasalle.edu.br/lucas/assets/upload/PPC_GTI.pdf

11) INPG – São José dos Campos/SP

http://www.inpg.edu.br/images/Downloads/PDF2012B/Graduao/GestaoDaTecnologiaDaInformacao_Graduacao_SJCampos_2012B.pdf

12) UNIRP – Rio Preto/SP

http://www.unirp.edu.br/Graduacao.aspx

 

 

5

13) URCAMP – Caçapava do Sul/RS

http://www.urcamp.net/nae/pdf/pp_gti.pdf

14) Metodista de São Paulo – São Paulo/SP

http://www.metodista.br/vestibular/presencial/cursos/gestao-de-tecnologia-da-informacao/

15) Unoeste – Presidente Prudente/SP

http://www.unoeste.br/site/CursoGraduacao/ExibeCurso.aspx?codigo=321

 

 

6

16) Senac – Brasília/DF

http://facsenac.edu.br/portal/images/documentos/editais/projeto_ti.pdf

17) FEMA – Santa Rosa/RS

http://www.fema.com.br/ti/ppc/ppc.pdf

18) UNIBH – Belo Horizonte/MG

http://www.unibh.br/graduacao/cursos/gestao-de-tecnologia-da-informacao

 

7

19) IFSC – Florianópolis/SC

http://florianopolis.ifsc.edu.br/dass/images/stories/docs/PPC/ppc_gti.pdf

20) Uniasselvi  - Florianópolis/SC

http://www.nead.com.br/hp-2.0/cursos/curso_perfil.php?codi=GTI

21) Dom Bosco – Curitiba/PR

http://www.dombosco.com.br/faculdade/gti.php

8

22) Unifran – Franca/SP

http://www.unifran.br/site/canais/ead/infoCursos.php?curso=721

23) Feevale – Novo Hamburgo/RS

http://www.feevale.br/ensino/graduacao/gestao-da-tecnologia-da-informacao

24) Etep – São José dos Campos / SP

http://www.etep.edu.br/curso/gestao-da-tecnologia-da-informacao.html

 

O referencial bibliográfico varia de acordo com o tema de pesquisa escolhido. O material base são as próprias referências bibliográficas utilizadas nesta Webquest, que estão disponíveis no tópico FONTES DE INFORMAÇÃO. Lembrem-se: este é somente o material base. O grupo deve se pautar em outras fontes que dê sustentação teórica para o tema tratado.

O trabalho final apresentado deve conter toda a estrutura de trabalho acadêmico, conforme NBR 14724, apresentada na disciplina de técnicas de pesquisa, formado pela parte externa e parte interna (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais).

As citações deverão ser de acordo com a norma NBR 10520 e as referências conforme a NBR 6023.

Os elementos textuais devem apresentar, pelo menos, os seguintes capítulos:

1 INTRODUÇÃO

2 OBJETIVOS (dividido em geral e específicos)

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4 APRESENTAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA

5 ANÁLISE DOS DADOS DA PESQUISA

6 CONCLUSÃO

O trabalho deve ser entregue impresso e em meio digital (CD-ROM).

O grupo deve montar uma apresentação em PowerPoint ou software equivalente. A apresentação será avaliada, conforme indicador apresentado no tópico AVALIAÇÃO.

Data de entrega do trabalho:

Para turma matutino: 08 de novembro de 2012.

Para turma noturno: 06 de novembro de 2012.

Data de apresentação dos trabalhos: será agendada na semana da entrega.


Fontes de Informação:

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nr. 3 de 18/12/2002. Brasília, DF: MEC, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf>. Acesso em: 20 out. 2011.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em:

< http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=86&id=12352&option=com_content&view=article>. Acesso em: 22 out. 2011.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema e-MEC. 2011. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br>. Acesso em: 26 out. 2011.


Avaliação:

A avaliação desta tarefa considera os seguintes indicadores de aprendizagem previstos no plano de ensino da disciplina:

Saber

Desdobramento da Ementa

Indicadores de Aprendizagem

Tendências em pesquisas acadêmicas.

(método/estratégia de pesquisa)

Explicita de maneira clara, na construção textual, a opção pela tendência escolhida, relaciona com o ambiente que está inserido.

Orientação para a leitura, análise e interpretação de textos.

(coerência das escolhas bibliográficas com a pesquisa realizada)

Relaciona as diferentes bibliografias trabalhadas, contextualizando-as com o propósito de estudo, as diferentes temporalidades e espacialidades.

Abordagem de estruturas técnicas e normativas em atividades científicas – projetos e trabalhos de conclusão de curso.

(NBR 14724, NBR 6028, NBR 6024)

Estrutura roteiro da pesquisa e segue etapas seqüências para a elaboração do trabalho solicitado conforme as normas solicitadas.

Objetivos em pesquisas e atividades acadêmicas.

(objetivos geral e específicos)

Elabora e apresenta objetivos coerentes com a pesquisa e a atividade acadêmica proposta e a realidade sócio-espacial que está inserido.

Citações, análises críticas e referências bibliográficas.

(NBR 10520 / NBR 6023)

Reconhece as normas e respeita os direitos autorais.

Objeto de Pesquisa Estudos de caso, leituras, análise de realidades voltadas ao interesse do estudo.

(relação do tema escolhido com os objetivos)

Delimita o objeto de estudo e reconhece elementos relevantes para a pesquisa acadêmica relacionada às linhas institucionais e do curso.

Organização de métodos em pesquisas.

(método da pesquisa / coerência do método com a pesquisa realizada)

Define o método, estrutura os critérios de pesquisa e define instrumentos de coleta, manipulação e análise dos dados e informações, contextualizando com a realidade regional e local.

Técnicas para coleta e tabulação de dados em atividades e pesquisas científicas.

(coleta e análise dos dados)

Coleta e tabula dados, interpreta, analisa e relaciona informações.

 

Técnicas de organização de análise de dados em atividades de pesquisas.

(coleta e análise dos dados)

Relaciona os dados com o objeto de pesquisa e com os instrumentos utilizados no método.

Técnicas para apresentação de atividades acadêmicas.

(apresentação verbal do trabalho)

Elege uma técnica de apresentação conforme o objetivo da atividade e Apresenta os dados através da técnica selecionada.

 

 

Trabalhos que obtiverem conceito I poderão ser realizados com uma nova temática de pesquisa a ser definida após o recebimento dos conceitos, com prazo de entrega para a última semana de novembro.

 


Conclusão:

Pesquisar requer muito esforço, perseverança e conhecimento do tema da pesquisa. O pesquisador precisa definir muito bem seu objeto de estudo, traçar seus objetivos (geral e específicos), estabelecer os limites conceituais, aprofundar no referencial teórico e buscar coletar dados para confrontá-los com estes referenciais.

            O Curso Superior de Tecnologia (CST), por sua natureza teórico-prática, dá plenas condições aos alunos de fazer pesquisa durante a graduação. A resolução do Conselho Nacional de Educação sugere que este tipo de curso busque esta característica de fazer pesquisa e estabelecer sua vinculação com o mercado de trabalho.

            No planejamento e execução de pesquisas, professores e alunos de CSTs criam condições de estabelecer o vínculo teoria e prática, além de oportunizarem aprendizado para ambos. Não é fácil pesquisar nos cursos de graduação pelo fato de que os alunos, muitas vezes, estão obtendo ainda o primeiro contato com os temas de pesquisa, mas é preciso ousar e enfrentar o desafio. Professor e aluno que pesquisam aprendem e crescem juntos.

            Esta tarefa proposta é um desafio que vem ao encontro da formação de um gestor, visto que dá a ele a possibilidade de, além do entendimento do próprio campo de atuação, uma visão crítica acerca da formação ao qual ele está inserido.


Créditos:

Webquest elaborada por: Eli Lopes da Silva

Ano/Semestre: 2012 / 2

Público: Alunos da disciplina Técnicas de Pesquisa (2ª. fase) do Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis.