Você tem consciência ambiental?


Introdução:

Você gostaria de fazer parte de um mundo pacífico, justo e sustentável?

A juventude de hoje é a formadora de opinião e a tomadora de decisão do futuro. A saúde futura do planeta está com ela. É por isso que é tão importante que esteja envolvida em questões ambientais desde o início de suas vidas.

Portanto a ONU através de uma proposta que tem  intuito de promover ações globais que abram caminho para a educação ambiental de jovens, busca iniciativas que visam divulgar trabalhos como o Kids’ Corner, uma sala de aula digital que inspira crianças e educadores a participar da vida selvagem, da conservação ambiental e das ciências por meio de uma série de tecnologias de aprendizado, jogos e programas adotados no currículo.

Gostaríamos de convidar você, aluno de ensino médio, a investigar, em sua casa ou em sua comunidade, quais as atividades e processos que já colaboram com um mundo sustentável e a preservação do meio ambiente.

Vamos lá? Divirta-se...

Aline Negri

Claudinice Bertotti


Tarefa:

O que significa um mundo sustentável?

Quais atividades em seu dia-a-dia contribuem para um mundo sustentável ?

Você sabe o que acontece com o lixo que você produz? Ou o que poderia ser feito com ele?

Assista ao documentário Ilha das Flores: https://youtu.be/eUEfBLRT37k

E, a partir da escolha de uma ou mais das questões levantadas, produza também um vídeo explicando atitudes e processos que sua família ou sua comunidade podem adotar ou adotam para minimizar os impactos negativos de nosso consumismo ao meio-ambiente.

Para produzir o vídeo, você deve pesquisar em artigos e reportagens, ações sustentáveis pelo mundo a fora, que justifiquem a atitude ou processo demonstrado e os resultados que podem ser obtidos destas ações.


Processo:

1 - Forme sua equipe com até 5 alunos;

2 - Vejam o documentário "Ilha das Flores" juntos;

3 - Discutam qual(is) questão (ões) querem abordar e como vão abordá-la, anotando as fontes de referência escolhidas;

4 - Descrevam o roteiro de seu vídeo que deverá ter no máximo 20 minutos;

5 - Escolham os personagens, cenário e figurino para filmagem;

6 - Dividam as falas e forma de apresentação de cada tópico e o material necessário para a produção do vídeo;

7 - Executem a fimagem;

8 - Não se esqueçam de demonstrar suas conclusões na filmagem;

9 - Assistam sua filmagem e discutam o resultado.

10 - Envie por email para o professor (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.) o material produzido e um breve relatório de como foi feito e quais as conclusões alcançadas pela equipe através do trabalho.


Fontes de Informação:

Vocês podem pesquisar em toda a web tanto as fontes de referência para saber mais sobre um mundo sustentável quanto tutoriais e ideias de como produzir seu vídeo, mas não esqueça de anotar todas as referências que foram utilizadas. Elas deverão ser apresentadas nos créditos da sua filmagem. 

No entanto, as principais fontes de sua pesquisa devem ser sua casa ou sua comunidade e o material bibliográfico preferencialmente pesquisado na web, complementará sua pesquisa local.


Avaliação:

As filmagens serão apresentadas para toda a turma que, assim como o professor, dará notas para os itens:

1 - qualidade da informação (fraca, boa, muito boa, excelente)

2 - qualidade do vídeo (fraca, boa, muito boa, excelente)

3 - aplicabilidade das atividades e processos apresentados (fraca, boa, muito boa, excelente)

Sua nota será a média entre a auto-avaliação da equipe, dos seus colegas e do professor.


Conclusão:

A partir da observação dessas atividades ou processos de preservação e seu registro em vídeo, você será capaz de perceber que pode se tornar agente transformador do meio ambiente.


Créditos:

Aline Negri

Claudinice Bertotti