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2017/2 - ADS - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO - RECUPERAÇÃO DE INDICADORES 1 A 5


Introdução:

Na disciplina de Introdução à Programação, os indicadores de aprendizagem 1 a 5 são aqueles dos conteúdos de problemas com estruturas de repetição. São eles:

1

Utiliza adequadamente os tipos de variáveis em algoritmos de acordo com o contexto.

2

Utiliza operações aritméticas, lógicas e funções em algoritmos de acordo com o contexto.

3

Utiliza os comandos de leitura e escrita em algoritmos de acordo com o contexto.

4

Utiliza as estruturas condicionais em algoritmos de acordo com o contexto.

5

Utiliza as estruturas de repetição em algoritmos de acordo com o contexto.

 

 

Esta é uma tarefa proposta para os alunos que obtiveram conceito INSATISFATÓRIO em um ou mais desses 5 indicadores, com o objetivo de recuperar o conceito.


Tarefa:

A tarefa consiste em resolver o problema a seguir, tanto em Portugol, quanto em Pascal, criando dois arquivos: um com extensão .DOC ou .ODT com o problema resolvido em Portugol e outro com extensão .PAS com o problema em Pascal.

Ambos deverão ser gravados com o seu nome. Exemplo:

Eli.doc

Eli.pas

Problema:

Veja o cenário apresentado pelo professor Luciano Kogut em uma tarefa da disciplina de Fundamentos da Computação.

 

A empresa Dog & Cat Pet Shop é uma pequena rede de pet shop, que atua no comércio varejista e prestação de serviço para animais de estimação, fundada em 2004. Conta com uma clientela assídua e bem formada nos bairros em que está presente. No momento o seu cadastro de clientes chega a 5.000 animais já fidelizados, em suas três unidades localizadas na cidade de Florianópolis, nos bairros de Jurerê (matriz), João Paulo e Ingleses (filiais).

 

O proprietário, Sr. Asdrúbal Pet and Gree, decidir fazer uma pesquisa de satisfação com seus clientes, para a qual elaborou o seguinte formulário:

 

Nome do cliente:

 

 

 

 

 

 

 

 

Sexo do cliente:

 

Masculino

 

 

Feminino

Idade:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Número de gatos que o cliente possui:

 

Número de cães que o cliente possui:

 

 

Loja na qual é atendido mais comumente:

 

 

 

 

 

 

Jurerê

 

João Paulo

 

Ingleses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você está satisfeito com o atendimento?

 

 

 

Sim

 

Não

 

 

Você está satisfeito com os produtos oferecidos?

 

 

 

Sim

 

Não

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                         

 

Escreva um algoritmo, em Portugol, que leia os dados desse formulário. Considere como Flag nome do cliente igual a FIM.

Calcular e imprimir:

 

1)     Número de clientes que possuem somente gatos e não cães.

2)     Número de clientes que possuem somente cães e não gatos.

3)     Porcentagem de clientes do sexo masculino que mais comumente são atendidos em Jurerê em relação ao número de clientes deste local.

4)     Média de idade dos clientes do sexo feminino que estão insatisfeitas com o atendimento.

5)     Porcentagem de pessoas que estão satisfeitas com os produtos oferecidos nos Ingleses em relação ao número de pessoas daquele bairro.

6)     Nome e idade da pessoa mais velha que é atendida comumente no bairro João Paulo, quantos gatos essa pessoa tem e quantos cães essa pessoa tem.

 


Processo:

Após a criação dos arquivos .DOC e .PAS com a solução do problema, ambos deverão enviados pela plataforma de recebimento de trabalhos do professor. Siga as instruções:

a) Entre na página http://elilsilva.webdesklw.com.br

b) Crie seu usuário e senha na opção CADASTRE AQUI

c) Entre com seu usuário na opção ACESSE SUA CONTA

d) Agora é só enviar os arquivos, utilizando a opção ABRIR NOVO TICKET. Na categoria, selecione ADS-2017/2-PRIMEIRA-FASE. No assunto informe AVALIAÇÃO 1. Anexe os arquivos.

PRAZOS:

Para alunos do turno NOTURNO:

ATÉ 23:59 DO DIA 05/12/2017.

 

Para alunos do turno DIURNO:

ATÉ 23:59 DO DIA 06/12/2017.


Fontes de Informação:

Para dúvidas como solucionar o problema, consulte seu caderno com os exercícios anteriores relativos ao tema.


Avaliação:

Os critérios de avaliação são os seguintes:

INDICADORES

CONCEITOS

1 Utiliza adequadamente os tipos de variáveis em algoritmos de acordo com o contexto.

[   ] OT: Todos os tipos de variáveis são compatíveis com seu uso no programa.

[   ] B: Nem todos os tipos de variáveis são compatíveis com seu uso, mas não comprometem o resultado final.

[   ] S: No máximo duas variáveis possuem tipos incompatíveis com seu uso, comprometendo o programa.

[   ] I: Mais de duas variáveis possuem tipos incompatíveis com seu uso ou não houve declaração de variáveis.

2 Utiliza operações aritméticas, lógicas e funções em algoritmos de acordo com o contexto.

[   ] OT: Todas as expressões aritméticas e lógicas atendem exatamente ao que foi solicitado.

[   ] B: Há erros em expressões aritméticas ou lógicas que não comprometem o funcionamento do programa.

[   ] S: Há erros em expressões aritméticas ou lógicas que comprometem parcialmente o programa.

[   ] I: Há erros em expressões aritméticas ou lógicas que comprometem significativamente o programa.

3 Utiliza os comandos de leitura e escrita em algoritmos de acordo com o contexto.

[   ] OT: Todas as instruções de entrada e saída atendem exatamente o que o problema propõe.

[   ] B: Há erros nas instruções de entrada ou saída, mas que não comprometem o resultado do programa.

[   ] S: Há erros nas instruções de entrada ou saída que comprometem parcialmente o resultado do programa.

[   ] I: Há erros nas instruções de entrada ou saída que comprometem significativamente o resultado do programa ou as instruções não foram criadas.

4 Utiliza as estruturas condicionais em algoritmos de acordo com o contexto.

[   ] OT: Todas as estruturas funcionam conforme a necessidade do problema.

[   ] B: Há erros nas estruturas, mas que não comprometem o programa.

[   ] S: Há erros nas estruturas, que comprometem parcialmente o programa.

[   ] I: Há erros nas estruturas que comprometem significativamente o funcionamento do programa ou as estruturas não foram utilizadas.

5 Utiliza as estruturas de repetição em algoritmos de acordo com o contexto.

[   ] OT: A estrutura de repetição e as instruções que dela fazem parte, permitem que TODOS os resultados apresentados ao usuário estejam de acordo com o que foi solicitado.

[   ] B: O programa possui erros de sintaxe, mas não erros de lógica.

[   ] S: Há erros nos cálculos, mas que não comprometem mais que 2 dos cálculos solicitados.

[   ] I: Há erros nas estruturas que comprometem significativamente o funcionamento do programa.

 


Conclusão:

Esta atividade é uma recuperação de indicadores de aprendizagem. Após concluir a avaliação de forma correta, os alunos terão seu conceito final alterado, caso seja melhor que o conceito obtido anteriormente.


Créditos:

Webquest elaborada por Eli Lopes da Silva

Público alvo: Alunos da 1ª. fase do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Florianópolis

Ano/semestre: 2017/2