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2017-2-ADS - Avaliação 1


Introdução:

                A disciplina Análise Estruturada de Sistemas, como o próprio nome anuncia, tem como foco principal a construção de uma especificação estruturada de sistemas. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de especificar um sistema com base em quatro diagramas principais: Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER); Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) e um derivado desse, o Diagrama de Contexto; bem como o Diagrama Hierárquico de Funções, também conhecido como Diagrama Hierárquico Funcional (DHF).

                Além disso, competências como aquela da elaboração de árvores de decisão e tabelas de decisão, com o fim de representar para o programador funções com maior complexidade, são requisitos da disciplina.

               Para Fernandes (2014, p. IV) “o analista de sistemas é responsável por planejar e coletar informações dos usuários, a fim de implantar sistemas de processamentos de dados”. O autor apresenta ainda algumas habilidades que deve ter o profissional analista de sistemas, como criatividade, bom senso, liderança, entre outras.

               Ainda no que diz respeito ao perfil deste profissional, Pompilho (2002, p. 5) afirma que “o analista de sistemas deve possuir uma formação que vali além das disciplinas voltadas para o conhecimento de computadores”. Neste sentido, o autor aponta habilidades como comunicação, capacidade de negociação, entre outras.

               Sobre o papel do analista de sistemas, Fernandes (2014, p. XVII) aponta conhecimentos de engenharia de software para “modelagem de negócios, especificação de requisitos de negócios e sistemas, projeto, desenvolvimento, testes e manutenção de sistemas de informação de diversas áreas de aplicações”.

               Dennis, Wison e Roth (2014, p. 7) lembram que “o objetivo maior do analista de sistemas não é criar um sistema maravilhoso. A finalidade principal é agregar valor para a organização”.

               Em relação aos elementos que fazem parte da análise estruturada de sistemas, Pompilho (2002, p. 15) apresenta um quadro comparativo entre esta e a análise essencial (tema de seu livro).

               Não é fácil para o analista de sistemas obter um bom entendimento com o usuário. Entre os problemas que o analista enfrenta, Gane e Sarson (2014, p. 2) listam 5 deles sob o título “o que há de errado na análise?”.


Tarefa:

A leitura da introdução nos fornece uma ideia do posicionamento dos autores selecionados sobre o papel do analista de sistemas e as funções da análise estruturada de sistemas.

               Com base nesta leitura, a tarefa consiste em produzir um texto dissertativo que cumpra com os objetivos dos indicadores de aprendizagem 1 da disciplina, que é “Define os elementos que compõem a análise estruturada de sistemas”.  O texto produzindo deve abordar as seguintes questões:

- O perfil do analista de sistemas.

- As funções da análise de sistemas.

- Elementos que compõem a análise estruturada de sistemas.

 

  As regras de APRESENTAÇÃO do texto são:

1)      O texto é dissertativo, com 30 a 60 linhas.

2)      Observar citações diretas e indiretas em conformidade com a ABNT (na dúvida, vide manual de trabalhos acadêmicos o Senac).

3)      Apresentar a lista de REFERÊNCIAS, conforme os autores citados no texto.

4)      Utilizar fontes TIMES NEW ROMAN ou ARIAL tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e as margens conforme reza o manual de trabalhos acadêmicos do Senac.

 

ENTREGA DO TEXTO.

O texto deve ser entregue em formato .DOC ou .DOCX, ou seja, arquivo do tipo Word, no portal do professor. Siga as instruções abaixo para publicar o texto:

a) Entre na página http://elilsilva.webdesklw.com.br

b) Crie seu usuário e senha na opção CADASTRE AQUI

c) Entre com seu usuário na opção ACESSE SUA CONTA

d) Agora é só enviar o arquivo, utilizando a opção ABRIR NOVO TICKET. Na categoria, selecione ADS-OUTUBRO-2017. No assunto informe AVALIAÇÃO 1. Anexe o arquivo.

PRAZO: ATÉ 23:59 DO DIA 30/10/2017.


Processo:

Formar grupos de, no máximo, 2 (duas) pessoas. Pode ser individual, para quem preferir.

             Ler os textos indicados em “FONTES DE INFORMAÇÃO”.

             Ler outras fontes, se achar necessário.

              Debater entre a dupla os conceitos.

               Escrever o texto.

                


Fontes de Informação:

(obs: TODOS OS AUTORES INDICADOS AQUI NÓS TEMOS NA BIBLIOTECA DO SENAC).

 

DENNIS, Allan; WIXOM, Barbara Haley; ROTH, Roberta M. Análise e projeto de sistemas. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

 

FERNANDES, Daniel Batista. Análise de sistemas: 10 habilidades fundamentais. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2014.

 

GANE, Chris; SARSON, Trish. Análise estruturada de sistemas. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

 

 

POMPILHO, S. Análise essencial: guia prático de análise de sistemas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2002.


Avaliação:

O indicador de aprendizagem a ser avaliado é “1 Define os elementos que compõem a análise estruturada de sistemas”. Abordaremos mais aspectos desse indicador na disciplina, embora não avaliaremos novamente.

                Os requisitos mínimos para alcançar o conceito são:

CONCEITO

REQUISITOS

ÓTIMO

O trabalho contempla todos os requisitos previstos nas regras de apresentação de conteúdo e apresentação do texto, previstos na TAREFA.

BOM

Houve erros somente na apresentação do texto, pois o conteúdo está em conformidade com o que foi solicitado na TAREFA.

SATISFATÓRIO

A apresentação do conteúdo, embora contenha a maior parte do que foi solicitado, não atendeu a um ou no máximo dois requisitos.

INSATISFATÓRIO

Apresentação do conteúdo ou formatação do texto, em boa parte, não atende aos requisitos previstos na TAREFA.

 

O não cumprimento do prazo é motivo suficiente para que o indicador seja considerado INSATISFATÓRIO.


Conclusão:

Essa tarefa, após ser cumprida, além de atingir um indicador de aprendizagem previsto no plano de ensino, serve como base para reflexão sobre conceitos importantes inerentes às atividades do analista de sistemas.


Créditos:

Esta webquest foi proposta para a seguinte turma:

                FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS

                Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

                Disciplina: ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS – 2ª. fase

                Segundo semestre de 2017.

                 Professor: ELI LOPES DA SILVA