SÍMBOLOS RELIGIOSOS


Introdução:

´

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. 

(Nelson Mandela)

Em todas as religiões existem símbolos para melhor entender o significado do que essa religião quer dizer para as pessoas.

Os símbolos religiosos, presentes em todas as religiões, representam o sagrado, a fé, a esperança, a natureza, a vida, o universo e se tornaram tradicionais entre seus fiéis uma vez que funcionam como elementos poderosos, simbólicos e agregadores.

Para que possamos respeitar a religião de cada pessoa é importante conhecer um pouco sobre esse universo.


Tarefa:
  1. Trazer os símbolos da sua religião para a sala de aula. (pode ser em fotos, ou objeto ou impressos)
  2. Pesquisar os símbolos na internet.
  3. Produção de texto coletivo após discussão em sala.

Processo:

Conversar sobre os símbolos trazidos para a sala de aula. Ver os símbolos iguais e os diferentes que cada aluno trouxe.

Pesquisar na internet esses símbolos durante a aula.

Novamente discutir sobre o que foi pesquisado na internet.

Produzir um texto coletivo com os alunos.


Fontes de Informação:

DICIONÁRIO DE SÍMBOLOS:

 

https://www.google.com.br/search?q=s%C3%ADmbolos+religiosos&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CB0QsARqFQoTCPuLpZyN68cCFcORkAodGhEJcw&biw=1024&bih=657

https://www.youtube.com/watch?v=ujwdti54TBk

http://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-religiosos/

https://www.youtube.com/watch?v=Egw3bnS0xnA


Avaliação:

Participação individual em cada etapa.

O material solicitado.

Participação no coletivo.

Respeito as diversidades religiosas.


Conclusão:

O aluno após o trabalho sobre símbolos religiosos terá condições de reconhecer os símbolos das religiões estudadas, como também respeitar as diferenças.


Créditos:

Marise Wuerges e Schirley Marileia Bell

Público alvo: 2ª ano do Ensino Fundamental.