• Print


Insira o Título aqui.: ALFABETIZAÇÃO – LINGUAGEM E LETRAMENTO


Introdução:

No contexto do processo ensino aprendizagem é necessário o domínio da linguagem escrita e oral, para tanto se faz necessário interconectar Alfabetização X Letramento X Linguagem. A linguagem não é um processo mecânico, neutro e estático, mas figura como um processo histórico, construído pelos sujeitos em diferentes momentos e condições de interação. O Letramento e a codificação do entendimento entre o que se escreve e o que se lê. O processo de Alfabetização são todas as ações da Linguagem e da escrita.

 


Tarefa:

O aluno ter o domínio do letramento / linguagem e a aplicabilidade nas mais diversas situações da vida escolar e na comunidade onde está inserido. Para alcançar o objetivo, o aluno deverá realizar atividades voltadas para alfabetização, num processo interdisciplinar nas mais diversas áreas do conhecimento da base comum.


Processo:

(COMO FAZER)

O processo ocorrerá de maneira individual, onde o professor constantemente estará observando e analisando o processo de maturidade cognitiva, afetiva e emocional do aluno. Diagnóstico ele avalia o processo de evolução de cada aluno e as dificuldades apresentadas.


Fontes de Informação:
  1. Aulas de Educação Física
  2. Aulas de Artes
  3. Material Pedagógico Concreto
  4. Jogos Pedagógicos
  5. Livros Infantis e Textos de diversos suportes
  6. Contação de Histórias
  7. Teatro, Música e Dança

Avaliação:

Segue critérios avaliativos, num sistema diagnóstico e diário.


Conclusão:

É necessário que o professor considere as escritas do ponto de vista construtivo, representando a evolução de cada criança, é preciso que haja uma reestruturação interna na escola com relação à alfabetização e também no que se refere às formas de alfabetizar.

 


Créditos:

Elaboração da tarefa: Professor Sandra, Natalia e Bona

Público alvo: alunos do 1º Ciclo do ensino fundamental do Centro Educacional Roberto Machado

Ano letivo de 2015.