- Details
- Category: Webquest
- Published on Wednesday, 27 May 2015 18:15
- Written by Alexandre Klaumann
- Hits: 1007
2015 revolução francesa
Introdução:
1 INTRODUÇÃO
Vamos entender um pouco do que foi a Revolução Francesa, antes de propor a tarefa.
Azevedo e Seriacopi (2012) mostram que a sociedade da França do século XVIII era formada por estados – ou estamentos – que eram os nomes dos grupos sociais.
O primeiro estado tinha aproximadamente 120 mil pessoas, todos integrantes da igreja.
O segundo estado tinha 400 mil pessoas e era formado pela nobreza de sangue.
O terceiro estado era o restante da população, com aproximadamente 27,5 milhões de pessoas.
Esse último grupo de pessoas era formado por: alta e média burguesia, trabalhadores rurais, trabalhadores urbanos, segundo Azevedo e Seriacopi (2012).
A França passava por uma grave crise econômica no final do século XVII, e a partir de 1785, segundo Azevedo e Seriacopi (2012), o país enfrentou secas e também inundações, o que aumentou a fome do no campo e na cidade.
Em 1789 o rei convocou a Assembleia dos Estados Gerais. Aquele grupo do terceiro estado que falamos antes se autoproclamou em 9 de julho de 1789 como uma Assembleia Nacional Constituinte. O rei pretendia dissolver essa Assembleia.
Em 14 de julho de 1789 a população marchou para Bastilha, uma prisão onde ficavam aqueles que eram contrários ao governo, dia que ficou conhecido como QUEDA DA BASTILHA, que até hoje é comemorado como data nacional na França.
De forma resumida, isso é um pouco do que foi a Revolução Francesa, tema que será a tarefa a ser cumprida.
Tarefa:
2 TAREFA (o que fazer)
O objetivo principal dessa tarefa é pesquisar e refletir sobre os temas da Revolução Francesa: liberdade, igualdade, fraternidade. E relaciona-lo estes conceitos com a sociedade brasileira.
Para alcançar esse objetivo principal vocês deverão pesquisar:
- Pesquisar no dicionario da língua portuguesa os temas;
- Entender quais liberdade o povo estava requerendo através da Revolução Francesa;
- Encontrar alguns exemplo de igualdade conquistado na revolução francesa;
- Explicar o conceito de fraternidade segundo o contexto da Revolução francesa;
- Analisar e dialogar sobre fatos concreto que exemplifique os temas da Revolução Francesa na realidade da sociedade brasileira.
Portanto, o trabalho final deverá conter todos esses tópicos. Para a realização da tarefa, veremos passo a passo na parte PROCESSO
Processo:
3 PROCESSO (como fazer)
Essa tarefa é para ser cumprida em grupos
Ela terá a duração de 4 aulas
Envio do trabalho dia 01/06 - 8 ano 1
Envio do trabalho dia 05/06 -8 ano 2
No item FONTES DE INFORMAÇÃO tem os principais materiais que serão utilizados para a produção dos materiais da tarefa.
1- Passo: Assistir o vídeo (A expansão da Revolução Francesa - História - Ens. Médio - Telecurso)
https://www.youtube.com/watch?v=dIsLBji3qxU
Assistam a animação de 4 minutos clique abaixo:
Revolução Francesa – clique aqui para ver
2- Passo: Pesquisar no dicionario da língua portuguesa e copiar o conceito dos temas da revolução Francesa.
3- Passo: Pesquisar na internet e nos livros didáticos, segundo está proposto no objetivo principal.
4- Passo: Elaboração do trabalho -( Realizar este Passo no Word)
a) Tema: Liberdade, Igualdade, fraternidade na revolução Francesa e na sociedade brasileira contemporânea
b)Introdução: Colocar os conceitos do temas segundo a sua palavras baseado no dicionário da língua portuguesa.
c) desenvolvimento: Produzir um texto com os temas no contexto da revolução francesa segundo o objetivo principal .
d) Conclusão: Construir um texto com os temas contextualizando com a sociedade brasileira na atualidade.
5- Passo: Enviar para o e-mail- This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Até na data prevista acima.
Fontes de Informação:
4 FONTES DE INFORMAÇÃO
LIVRO:
1) AZEVEDO, Gislaine Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, 2012.
SITES PARA VISITAR (clique nos links para acessar)
2) Museu da Revolução Francesa
http://www.domaine-vizille.fr/
3) telecurso - revolução francesa
4) Site da revista Brasil Escola com página sobre a Revolução Francesa
http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm
5) Site da Universidade de Stanford que contém 12.000 imagens da Revolução Francesa
http://frda.stanford.edu/en/images
6) Animação sobre a Revolução Francesa, no Youtube, com 4 minutos
Revolução Francesa – clique aqui para ver
7) Outros Sites que tenha este temas.
Avaliação:
5 AVALIAÇÃO
O texto final produzido pelo grupo será avaliado pelos seguintes critérios:
a) Deve responder às questões sugeridas no item TAREFA.
b) Participação e comprometimento na elaboração do trabalho.
c) O envio na data prevista.
Conclusão:
6 CONCLUSÃO
Finalizada a tarefa, os alunos serão capazes não somente de entender o que foi a Revolução Francesa, como também comparar o que acontecia naquela época à situação atual que é vivida no Brasil.
Após a realização dessa tarefa, o professor vai criar uma página no blog de Mídias Digitais da Escola (cerobertomachado.blogspot.com) com o material produzido pelos alunos.
Créditos:
7 CRÉDITOS
Elaboração da tarefa: Professor Alexandre Klaumann
Público alvo: alunos do 8º. ano do ensino fundamental do Centro Educacional Roberto Machado
Maio/2015