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- Category: Webquest
- Published on Tuesday, 26 September 2017 11:28
- Written by Eli Lopes da Silva
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ADS - ABORDAGEM CONCEITUAL
Introdução:
A disciplina Análise Estruturada de Sistemas, como o próprio nome anuncia, tem como foco principal a construção de uma especificação estruturada de sistemas. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de especificar um sistema com base em quatro diagramas principais: Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER); Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) e um derivado desse, o Diagrama de Contexto; bem como o Diagrama Hierárquico de Funções, também conhecido como Diagrama Hierárquico Funcional (DHF).
Além disso, competências como aquela da elaboração de árvores de decisão e tabelas de decisão, com o fim de representar para o programador funções com maior complexidade, são requisitos da disciplina.
Como docente da disciplina, percebo dois momentos bem distintos no que diz respeito à especificação: um momento no qual enxergamos o mundo real pelos DADOS que podem ser armazenados; outro no qual passamos a ver o mundo pelas FUNÇÕES que são executadas com esses dados. O primeiro é mais estático, podemos dizer assim, no que tange às alterações sofridas por eles nas organizações, enquanto o segundo é mais dinâmico, pois o contexto pode requerer funções específicas que cada usuário pode demandar para o analista de sistemas.
No ponto em que nos encontramos na disciplina, após a revisão de como se constrói um Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER), podemos dizer que estávamos vendo o mundo através dos DADOS que podem representá-lo. A partir de agora, vamos começar a enxergar pelas suas FUNÇÕES, quando partiremos para a construção do DHF e DFD.
Nessa fase de transição, vamos parar um pouco com a prática (sim, especificar é uma atividade eminentemente prática) e refletiremos teoricamente. Essa tarefa tem esse propósito, mas servirá de base também para a avaliação do indicador de aprendizagem 1, previsto no plano de ensino da disciplina, que é “Define os elementos que compõem a análise estruturada de sistemas”, embora retomaremos alguns pontos desse indicador ao longo do semestre.
Deleitem-se com a tarefa e bons estudos!
Professor Eli Lopes
Tarefa:
Dois conceitos que são apresentados sob diversas formas e muitas vezes contraditórios, são de DADOS e INFORMAÇÃO. Há também diferenças entre autores que são de áreas distintas, como profissionais da computação (que costumam simplificar os conceitos) e profissionais da ciência da informação (que são mais específicos e exigentes) embora, posso dizer, talvez seja uma visão preconceituosa minha.
Já que estamos falando de ver o mundo pelos DADOS ou pelas FUNÇÕES, conceituar Modelagem de Dados e Modelagem Funcional é importante para que possamos entender “em que chão estamos pisando”, quando fazemos uma ou outra especificação.
Dito isso, a tarefa consiste no seguinte:
Produzir um texto que deve ter citações diretas e/ou indiretas dos autores que usarei para provocar a discussão, bem como argumentar com o seu posicionamento.
As regras de APRESENTAÇÃO do texto são:
1) O texto é dissertativo, com 20 a 30 linhas.
2) Observar citações diretas e indiretas em conformidade com a ABNT (na dúvida, vide manual de trabalhos acadêmicos o Senac).
3) Apresentar a lista de REFERÊNCIAS, conforme os autores citados no texto.
4) Utilizar fontes TIMES NEW ROMAN ou ARIAL tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e as margens conforme reza o manual de trabalhos acadêmicos do Senac.
As regras de CONTEÚDO do texto são:
1) Deverão ser utilizados, PELO MENOS, todos os autores dos textos disponibilizados pelo professor. O original para ser copiado estará disponível com a coordenadora, Jaqueline. Podem ser utilizados MAIS autores, nunca menos. São 17 páginas, já incluídas as fichas catalográficas.
2) O texto deve apresentar pelo menos as seguintes seções:
- Conceito de Dado e Informação
- Modelagem de dados
- Modelagem funcional
- Importância da especificação
- O perfil do analista de sistemas
3) Apresentar uma conclusão que, por se tratar de ideias suas não deve conter citação.
O texto deve ser entregue em formato .DOC ou .DOCX, ou seja, arquivo do tipo Word, no portal do professor. Siga as instruções abaixo para publicar o texto:
a) Entre na página http://elilsilva.webdesklw.com.br
b) Crie seu usuário e senha na opção CADASTRE AQUI
c) Entre com seu usuário na opção ACESSE SUA CONTA
d) Agora é só enviar o arquivo, utilizando a opção ABRIR NOVO TICKET. Na categoria, selecione ADS-2014.2-AVALIAÇÃO1. No assunto informe AVALIAÇÃO 1. Anexe o arquivo.
PRAZO: ATÉ 11h40min DO DIA 03/12/2014
Processo:
Formar grupos de, no máximo, 3 (três) pessoas. Podem ser menos, nunca mais.
Ler os textos disponibilizados pelo professor.
Ler outras fontes, se achar necessário.
Debater entre o grupo os conceitos.
Fontes de Informação:
Os textos disponibilizados para cópia são dos seguintes autores:
(clique nesse link caso não consiga os livros na biblioteca).
GANE, Chris; SARSON, Trish. Análise estruturada de sistemas. Rio de Janeiro: LTC, 1983.
MACHADO, Felipe Nery Rodrigues; ABREU, Mauricio Pereira de. Projeto de banco de dados: uma visão prática. 12. ed. São Paulo: Érica, 2005.
POMPILHO, S. Análise essencial: guia prático de análise de sistemas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2002.
RAUMBAUGH, James et al. Modelagem e projetos baseados em objetos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
Avaliação:
O indicador de aprendizagem a ser avaliado é “1 Define os elementos que compõem a análise estruturada de sistemas”. Abordaremos mais aspectos desse indicador na disciplina, embora não avaliaremos novamente.
Os requisitos mínimos para alcançar o conceito são:
CONCEITO |
REQUISITOS |
ÓTIMO |
O trabalho contempla todos os requisitos previstos nas regras de apresentação de conteúdo e apresentação do texto, previstos na TAREFA. |
BOM |
Houve erros somente na apresentação do texto, pois o conteúdo está em conformidade com o que foi solicitado na TAREFA. |
SATISFATÓRIO |
A apresentação do conteúdo, embora contenha a maior parte do que foi solicitado, não atendeu a um ou no máximo dois requisitos. |
INSATISFATÓRIO |
Apresentação do conteúdo ou formatação do texto, em boa parte, não atende aos requisitos previstos na TAREFA.
O não cumprimento do prazo é motivo suficiente para que o indicador seja considerado INSATISFATÓRIO. |
Conclusão:
Essa tarefa, após ser cumprida, além de atingir um indicador de aprendizagem previsto no plano de ensino, serve como base para reflexão sobre conceitos importantes inerentes às atividades do analista de sistemas.
Créditos:
Tarefa proposta para a seguinte turma:
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Disciplina: ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Semestre: 2º.
Elaborada em: 16/08/2014 - Republicada em 26/11/2014.
Docente: ELI LOPES DA SILVA