• Print


Cartografando Gaza


Introdução:

A partir da temática pretende-se que o aluno repense a cartografia para além do seu conceito clássico, ou seja, com legendas, escalas, demarcações espaciais rígidas e acabadas. A partir da visualização do vídeo expor suas reflexões diante da cartografia rizomática, cunhado e desenvolvido por Félix Guattari e Gilles Deleuze, além das suas linguagens e suas potencialidades áudio visuais.


Tarefa:

Após a visualização do vídeo é solicitado uma resenha crítica discorrendo quanto a cartografia presente no vídeo e suas provocações relacionando com o ensaio do autor Wenceslau Machado de Oliveira Junior.  O objetivo é acentuar o conceito de cartografia rizomática presente no vídeo e fundamentado no ensaio:

OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . Videos, resistências e geografias menores - linguagens e maneiras contemporâneas de resistir. Terra Livre, v. 1, p. 161-176, 2010.


Processo:

Passo 1: Assistir ao vídeo Cartografando Gaza, de Lot Amorós

Passo 2: Após assistir o vídeo, ler o ensaio do Wenceslau Machado de Oliveira Junior:

Passo 3: Escrever uma resenha relacionando os materiais, áudio e ensaio acadêmico, no intuito de repensar as novas cartografias e suas potencialidades.


Fontes de Informação:

Vídeo Cartografando Gaza:

http://vimeo.com/7196063

Ensaio:

OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . Videos, resistências e geografias menores - linguagens e maneiras contemporâneas de resistir. Terra Livre, v. 1, p. 161-176, 2010.


Avaliação:

Observar a capacidade de:

 desenvolver uma escrita reflexiva e contextualiza;

 relacionar teoria e informação áudio visual;

habilidade de escrita clara, objetiva e de acordo com as normas ortográficas.  


Conclusão:

A partir desta atividade espera-se que o aluno aprimore suas habilidades de escrita e de reflexão diante das novas potencialidades que estão disponíveis na relação geografia cartográfica e novas tecnologias.


Créditos:

Elaborada por Marcia Ribeiro

turma: 8 ano