- Details
- Category: Webquest
- Published on Saturday, 14 June 2014 14:12
- Written by Marcia de Paula Ribeiro
- Hits: 586
Cartografando Gaza
Introdução:
A partir da temática pretende-se que o aluno repense a cartografia para além do seu conceito clássico, ou seja, com legendas, escalas, demarcações espaciais rígidas e acabadas. A partir da visualização do vídeo expor suas reflexões diante da cartografia rizomática, cunhado e desenvolvido por Félix Guattari e Gilles Deleuze, além das suas linguagens e suas potencialidades áudio visuais.
Tarefa:
Após a visualização do vídeo é solicitado uma resenha crítica discorrendo quanto a cartografia presente no vídeo e suas provocações relacionando com o ensaio do autor Wenceslau Machado de Oliveira Junior. O objetivo é acentuar o conceito de cartografia rizomática presente no vídeo e fundamentado no ensaio:
OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . Videos, resistências e geografias menores - linguagens e maneiras contemporâneas de resistir. Terra Livre, v. 1, p. 161-176, 2010.
Processo:
Passo 1: Assistir ao vídeo Cartografando Gaza, de Lot Amorós
Passo 2: Após assistir o vídeo, ler o ensaio do Wenceslau Machado de Oliveira Junior:
Passo 3: Escrever uma resenha relacionando os materiais, áudio e ensaio acadêmico, no intuito de repensar as novas cartografias e suas potencialidades.
Fontes de Informação:
Vídeo Cartografando Gaza:
Ensaio:
OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . Videos, resistências e geografias menores - linguagens e maneiras contemporâneas de resistir. Terra Livre, v. 1, p. 161-176, 2010.
Avaliação:
Observar a capacidade de:
desenvolver uma escrita reflexiva e contextualiza;
relacionar teoria e informação áudio visual;
habilidade de escrita clara, objetiva e de acordo com as normas ortográficas.
Conclusão:
A partir desta atividade espera-se que o aluno aprimore suas habilidades de escrita e de reflexão diante das novas potencialidades que estão disponíveis na relação geografia cartográfica e novas tecnologias.
Créditos:
Elaborada por Marcia Ribeiro
turma: 8 ano