• Print


O olhar geoliterário sobre o pau-brasil


Introdução:

Muito mais do que o primeiro produto de exploração econômica, o Pau-Brasil desenhou a nossa geografia litorânea e embalou os sonhos de uma Europa em busca da cor de um novo e misterioso mundo.  Textos descritivos, mapas nos permitem ter acesso a esse mundo.


Tarefa:

Confecção de um mapa e elaboração de um texto descritivo, sobre a rota de exploração do pau-brasil na geografia e na literatura, bem como seus impactos socioambientais.


Processo:

A partir das pistas sugeridas nos links abaixo, mergulhe na aventura da descoberta do Brasil e de sua primeira riqueza econômica.

1)      Seja um cartógrafo e  a partir de um mapa mudo, forneça informações, apresentando a localização e qual o destino final do pau-brasil; sinalize os elementos humanos envolvidos e a rota de navegação.

2)       Seja um escrivão a serviço da Coroa e por meio do texto descritivo, relate sobre a descoberta e a exploração do pau-brasil, destacando os impactos socioambientais desse processo.


Fontes de Informação:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000821.mp4

http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br

http://www.culturabrasil.org/zip/carta.pdff


Avaliação:

Critérios de avaliação:

1)      Apresentação de todos os itens exigidos na tarefa.

2)      Consulta às fontes de informação sugeridas e de, pelo menos mais 02 outras fontes, tanto virtual como impressas.

3)      O uso da linguagem própria dos gêneros textuais (mapa e relato descritivo), com traços de autoria.

4)      O uso adequado da linguagem padrão.

 

 

Critérios de avaliação:

1)      Apresentação de todos os itens exigidos na tarefa.

2)      Consulta às fontes de informação sugeridas e de, pelo menos mais 02 outras fontes, tanto virtual como impressas.

3)      O uso da linguagem própria dos gêneros textuais (mapa e relato descritivo), com traços de autoria.

4)      O uso adequado da linguagem padrão.

 

 

 

 

 


Conclusão:

 

Com essa produção, será possível aprimorar o olhar interdisciplinar, usando a multimodalidade linguística, sobre a questão da exploração do pau-brasil e do ser humano na época das grandes navegações, tendo possíveis respostas a questões como: quem foram os personagens envolvidos; quais os impactos gerados no processo de exploração tanto no Brasil quanto na Europa; como os interlocutores atuais navegam em busca de uma nova descoberta em relação ao seu próprio país?


Créditos:

Elaborado por: Isis Cássia, Sheyla Pascoal e Manoela Oliveira.

Público alvo: Alunos do Ensino Médio da Educação Básica.