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Webquest para criação de webquest


Introdução:

Como foi apresentado na parte introdutória desta oficina, uma webquest é uma pesquisa orientada. Pesquisa no sentido de trabalho escolar e não necessariamente no sentido de pesquisa científica.

Criada por Dodge (1997), a webquest tem a estrutura seguinte:

- Introdução

- Tarefa

- Processo

- Fontes de informação (recursos)

- Avaliação

- Conclusão

- Créditos

Normalmente não pedimos ao aluno para criar uma webquest. É o professor que cria a webquest para dar as orientações aos alunos para que desenvolvam a tarefa.


Tarefa:

Como esta oficina é direcionada principalmente para professores, a sua tarefa é criar uma webquest. O tema da atividade que o aluno vai desenvolver é “Pau-brasil”.

Cabe a você definir o que e como será a atividade. Utilize os materiais fornecidos nesta oficina para escrever todos os elementos da webquest. Lembre-se que, a partir de suas leituras, você deverá fazer uma breve introdução apresentando o tema ao aluno. Em seguida pense na tarefa que o aluno irá fazer. Provavelmente será uma pesquisa, com uso de materiais on-line e impressos, sobre o Pau-brasil. Provoque o aluno a desenvolver algum trabalho de criação (como comparação entre autores), para que a atividade não seja somente uma cópia.

Em seguida diga aos alunos como deverá fazer. Cite estes materiais fornecidos na oficina e outros que você conheça.

Construa todo o restante da estrutura da webquest.

Data de entrega: até o final da oficina, no dia 14/11/2013.


Processo:

Sugerimos que abra um arquivo no Word ou outro editor de textos com os tópicos: introdução, tarefa, processo, fontes de informação, avaliação, conclusão, créditos.

Crie no editor de textos a sua webquest.

Em seguida, faça seu login no site www.elilopes.pro.br/capte e publique sua webquest.


Fontes de Informação:

Vídeos interessantes sobre o pau-brasil:

1) Vídeo que trata da utilidade da madeira do pau- brasil

http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/videos/pau-brasil-arvore-nativa-mata-atlantica-500152.shtml

 

2) Blog com vídeo e história do pau-brasil

http://historiaejjjlt.blogspot.com/2009/04/periodo-pre-colonial.html

 

3) Vídeo: A cor do pau-brasil:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000821.mp4

Também disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br

 

4) Indicação bibliográfica:

 

PANIZZA, Andrea de Castro; ROCHA, Yuri Tavares; DANTAS, Aldo. O litoral brasileiro: exploração, ocupação e preservação – um estudo comparativo entre regiões litorâneas dos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. RA’E GA, Curitiba, n.17, 7-16, 2009, UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/raega/article/view/10271>. Acesso em: 13 nov. 2013.


Avaliação:

O trabalho será considerado ÓTIMO caso atenda aos seguintes requisitos:

- Todas os elementos da webquest foram preenchidos.

- A atividade provoca o aluno a refletir, de tal forma, que ele não conseguirá desenvolver o trabalho com simples “copy” e “paste”.

O trabalho será considerado BOM caso um dos requisitos acima não seja cumprido na íntegra, mas, ainda assim, a webquest dá condições ao aluno de desenvolver a tarefa.

O trabalho será INSATISFATÓRIO caso não sejam cumpridos os requisitos, caso a webquest não seja criada ou se as instruções não forem suficientes para que o aluno desenvolva a tarefa.


Conclusão:

Após a realização desta tarefa você terá condições de criar outras webquests, pois conseguiu, por esta oficina, conhecer webquest na teoria e na prática.


Créditos:

Elaborado por Eli Lopes da Silva e Thaís Hoffman Arnoni

Público alvo: participantes da oficina “METODOLOGIA WEBQUEST UMA METODOLOGIA PARA UTILIZAR OS RECURSOS DA WEB E MOTIVAR OS ALUNOS” no 5º. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação – Recife/PE – 14 de novembro de 2013.