Balanced Scorecard - Mapa Estratégico


Introdução:

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de controle e avaliação de desempenho organizacional. O uso de indicadores financeiros e não-financeiros e a indicação da relação causa-efeito permite associar as diretrizes corporativas com as tarefas operacionais de rotina (KAPLAN e NORTON, 1997).

Assim, um sistema eficaz de gestão do desempenho necessita considerar a adoção de indicadores financeiros e não-financeiros nas áreas operacionais. O BSC propõe quatro perspectivas de avaliação: finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

A perspectiva financeira objetiva evidenciar os resultados financeiros. As medidas financeiras indicam se a estratégia da empresa, sua implementação e execução estão contribuindo para melhorar os resultados (KAPLAN e NORTON, 1997).

A perspectiva do cliente identifica os segmentos de clientes e mercados que a organização atua. Já a perspectiva dos processos internos visa a identificar os fatores que atraem, mantêm e valorizam os clientes num segmento-alvo de mercado. E,a  perspectiva do aprendizado e crescimento visa a identificar a infraestrutura que a empresa necessita para gerar crescimento e melhoria no longo prazo (ERIG; ANTUNES JÚNIOR; RAIMUNDINI,2009).


Tarefa:

A tarefa a ser desenvolvida é construir um Mapa Estratégico da empresa modelo apresentado as 04 (quatro) perspectivas: (i) financeira, (ii) de processo, (iii) de clientes e de (iv) aprendizado e crescimento. Este mapa estratégico deverá os 12(doze) objetivos estratégicos ligados por relações de causa e efeito. Os doze objetivos estão no email individual de cada aluno.

A tarefa deverá ser postada até 23:59 min do dia 22/11/2013.

Deverá ser construída individualmente e encaminhada em nosso email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Processo:

Para fazer o processo desta atividade, você deverá:

1-           Ter como parâmetro a visão de futuro e os valores da empresa modelo dentro da estratégia da empresa;

 2-           Construir o Mapa Estratégico a partir da visão da empresa;

 3-           Abaixo da visão de futuro, apresentar as 04 (quatro) perspectivas do BSC que são: financeira, de processo, de clientes e de aprendizado e crescimento;

 4-           Dentro de cada perspectiva alocar os objetivos estratégicos relacionado com aquela perspectiva. Por exemplo: se objetivo estratégico for fornecer um treinamento em vendas, este objetivo deverá estar alocado na perspectiva de aprendizado e crescimento. Se for um objetivo de aumentar a rentabilidade, este deverá estar alocado na perspectiva financeira...e assim por diante.

 5-           Após alocar os 12(doze) objetivos estratégicos, o próximo passo é fazer as relações de causa e efeito. Para isso você deverá fazer ligações com flechas ou setas...mostrando qual objetivo está ligado intimamente com o posterior da perspectiva. Como apresentado no exemplo em pdf.

6-           Um objetivo estratégico pode ter mais de (01) uma relação de causa e efeito (seta), portanto atenção para este detalhe.


Fontes de Informação:

Os materiais a serem utilizados serão baseadas na bibliografia básica de:

ERIG, R.; ANTUNES JÚNIOR, J.A.V.; RAIMUNDINI, S.C. Balanced Scorecard na administração pública municipal: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, APGS, Viçosa, v1., n.2, pp. 51-74, abr./jun. 2009.

HERRERO FILHO, Emílio. Balanced Scorecard: e a gestão estratégica uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A. Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

 KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

OLIVEIRA, Djalma.P.R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 17.ed. São Paulo: Atlas, 2002.


Avaliação:

Para avaliação desta tarefa será considerado o prazo estipulado.


Conclusão:

A construção do Mapa Estratégico proporciona a análise e a visualização da estratégia de uma organização.


Créditos:

Prof. Luís Henrique Dal Molin elaborou essa atividade e o público alvo são os alunos do 4º semestre da Faculdade de Tubarão em Processos Gerenciais e para os alunos do 4º semestre da Faculdade de Tubarão em Recursos Humanos das disciplinas de Planejamento Estratégico.