PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO


Introdução:

De acordo com Zanluca no texto PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: PAGUE MENOS, DENTRO DA LEI!, os brasileiros pagam dezenas de tributos que podem ser acessados no site ao clicar aqui aqui.

Neste texto, é disposto por Zanluca que o planejamento tributário é necessário para redução dos custos repassados ao consumidor final, pelo fato da alta carga tributária do Brasil.

A relação entre o Brasil e demais países, o Brasil tem um dos maiores custos em relação a cobrança de impostos. Para as empresa diminuírem a carga tributária que sofrem e repassam ao consumidor final através de seus produtos deve estudar as modalidades de tributações.

As empresas podem no inicio de cada ano escolher a forma de tributação mais vantajosa, desde que não esteja impedido por lei. Para o âmbito federal as três modalidades que são vigentes:

Simples Nacional

Lucro Presumido

Lucro Real

A primeira apura seus impostos de maneira simplificada e unificada, a segunda faz uma previsão com base em seu faturamento e a ultima é tributada com base no seu lucro apurado.

O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos deste que não faça de maneira ilegal.


Tarefa:

Elaborar o planejamento tributário, através de um estudo de caso, aplicando as três modalidades de tributação no âmbito federal:

Simples Nacional

Lucro Presumido

Lucro Real

Após a aplicação dos três métodos de tributação apontar a modalidade de tributação mais vantajosa para a empresa.


Processo:

Buscar uma empresa em campo para aplicação das três modalidades de tributação, solicitando para a empresa as informações necessárias para a aplicação das três modalidades:

Faturamento mês a mês

Compras mês a mês

Despesas mês a mês

Demonstração do Resultado do Exercício mensal

Aplicar a metodologia das três formas de tributação e no final efetuar um comparativo para apontar a modalidade mais vantajosa.


Fontes de Informação:

Livro

Contabilidade Tributária - 13ª Ed. 2013, Fabretti, Láudio Camargo; Fabretti, Láudio Camargo / ATLAS

Site: http://www.portaltributario.com.br/planejamento.htm


Avaliação:

A avaliação será baseado nas informações levantadas na empresa e na correta aplicação dos três métodos de tributação.


Conclusão:

Demonstrar a melhor opção de tributação para a empresa obter um menor ônus fiscal sobre operações ou produtos, utilizando-se meios legais.


Créditos:

Maurício Dobiez - Trabalho para alunos dos curso Técnico de Contabilidade II