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Avaliação de Comunicação


Introdução:

Comunicação Organizacional – Documentos Comerciais e oficiais

Diante desse tema, se faz necessário a utilização dos conceitos referentes aos documentos comerciais e oficiais, para que possamos identifica-los e redigi-los dentro da norma culta da língua portuguesa, observando a postura e tom de voz, a fim de transmitir a mensagem direcionada ao público alvo. 


Tarefa:

Elaborar um Power Point para apresentação referente ao documento comercial e oficial direcionado a cada equipe, destacando conceito e exemplo do referido documento.


Processo:

Os alunos iniciarão o processo de pesquisa conforme as referências bibliográficas citadas abaixo, para que possam através dessas informações terem conhecimento para a elaboração do Power Point, o qual será apresentado à turma em sala de aula. 


Fontes de Informação:

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006. 144 p.

BELTRÃO, Odacir; BELTRÃO, Mariúsa. Correspondência: linguagem & comunicação oficial, comercial, bancária, particular. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 371 p. ISBN 8522436649

BORBA, Francisco da Silva. Fundamentos da gramática gerativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1977. 79 p.

CESCA, Cleuza G. Gimenes. Comunicação dirigida escrita na empresa: teoria e prática. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2006. 284 p. (Novas buscas em comunicação ;v.49)

CHAPPELL, R T; READ, W L. Comunicação interna na empresa moderna. Rio de Janeiro: Fórum, 1973. 185 p.

CRUZ NETO, Antônio. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Ícone, 1987. 452 p.

KASPARY, Adalberto J.. Correspondência empresarial. Porto Alegre: Sulina, 1983. 183 p.

NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 15. ed. São Paulo: Scipione, 1997. 447 p.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Gestos de leitura: da história no discurso. 2. ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1997. 281 p. ; (Coleção repertórios).

SANTOS, M dos. Gramática brasileira da língua portuguesa. São Paulo: FTD, [19--?]. 412 p.

SILVA, Felisbelo da. Correspondência comercial-oficial. São Paulo: IBEX, 1984. 153 p.


Avaliação:

O aluno será avaliado através dos conceitos Ótimo, Bom ou Insatisfatório. Dentre esses é importante destacar que:

Para alcançar o conceito ótimo, o aluno precisa atingir todos os indicadores referentes a essa avaliação; conceito bom, apenas indicador de - Utiliza de simbologia para transmitir a informação de acordo com o público alvo; finalizando com insatisfatório o aluno que não conseguir atingir nenhum dos indicadores propostos.

Indicadores que serão avaliados:

- Utiliza de simbologia para transmitir a informação de acordo com o público alvo;

      - Alinha a postura mantendo ombros e quadris relaxados favorecendo a respiração e evitando tensão da região superior do corpo;

- Mensagem transmitida ao público com objetividade por meio de comunicação verbal e não verbal.


Conclusão:

Observa-se com esta avaliação o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos, tendo uma preocupação com a linguagem verbal e não verbal, além de unir a teoria à prática. 


Créditos:

Prof.ª Carla Rigotti

Avaliação direcionada aos alunos do curso de: Aprendizagem em Vendas  - turma XV.