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A CIPA como uma ferramenta de endomarketing e um processo de melhoria no ambiente de trabalho na empresa.


Introdução:

Inicialmente, precisamos reconhecer que a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é um mecanismo exigido pela legislação trabalhista vigente no Brasil, devendo ser constituída e dimensionada em conformidade com a atividade que a empresa exerce e o número de funcionários presentes em sua organização.

                Sua principal função é atuar na prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

                Como obrigatoriedade legal que é, este mecanismo possui grandes resistências por parte dos empresários e colaboradores, no entanto, esta ferramenta pode vir a agregar um bom nível de valor a organização, desde que seja estrategicamente elaborado e trabalhado junto ao seu corpo funcional.

                Uma CIPA atuante pode gerar melhorias significativas no ambiente de trabalho em geral, na qualidade de vida dos colaboradores, na produtividade profissional e consequentemente, corporativa, bem como, trazer melhoras no desempenho da lucratividade da empresa, pois, com baixos níveis de acidentes no trabalho e seus consequentes afastamentos, assim como as faltas geradas pelas doenças ocupacionais, teremos menores índices de absenteísmo, índices de passivos trabalhistas, melhoras na produtividade, bem estar e saúde dos colaboradores e de toda sua família.

                Atrelar estes benefícios gerados pela CIPA ao seu Planejamento Estratégico de Marketing, na forma de ações de endomarketing (ações que agregam valor e satisfação aos seus colaboradores), é uma estratégia muito eficaz quando se trata de buscar maior satisfação dos colaboradores, retenção dos talentos e diminuição do turnover.


Tarefa:

Os alunos deverão desenvolver duas apresentações:

  • A primeira      apresentação deverá ter um foco promocional e comercial e terá como      público alvo o principal gestor/administrador da empresa, com o intuito de      comercializar sua implementação na mesma;
  • A segunda      apresentação deverá ser focada no grupo de colaboradores das empresas      de forma integral, com o intuito de desenvolver um pensamento crítico e      disseminar a importância da CIPA para sua qualidade de vida;

Observação importante: em ambas apresentações, suas estratégias devem contemplar o conhecimento e os valores acima expostos.

 


Processo:

                Como totalizamos 30 alunos em nossa turma. Deverão ser formados seis grupos de cinco alunos, onde estes se responsabilizarão pela elaboração das duas apresentações relatadas acima.

                Os grupos deverão entregar seus trabalhos em formato de artigo (artigo impresso único), conforme a metodologia adotada pela nossa instituição, e também em formato de apresentação multimídia (uma apresentação multimídia para cada grupo foco).

 

 

 


Fontes de Informação:

 

Fontes e recursos:

                Os alunos deverão se valer das ferramentas áudio visuais disponíveis (vídeos, softwares, internet, computadores, planilhas, e-books). Assim como referencias bibliográficas disponíveis na biblioteca da nossa instituição, referencias on line, legislação vigente do Ministério do Trabalho e outros que considerarem importantes.

 

 


Avaliação:

Avaliação:

                Os fatores críticos de avaliação neste trabalho serão os seguintes:

ü  Apresentação oral com utilização de multimídia;

ü  Presença de referências bibliográficas das áreas de estudo abrangidas;

ü  Referencial legislativo;

ü  Presença de cases;

ü  Entrega e apresentação escrita;

ü  A contemplação da visão sistêmica foco do trabalho.


Conclusão:

Conclusão:

                Ao longo da atividade, os estudantes deverão desenvolver os conhecimentos e atitudes necessários para a promoção adequada e diferenciada da implementação da CIPA, indo além de seu aspecto de obrigatoriedade legal e promovendo-a sob uma óptica de agregação de valor e satisfação aos colaboradores das empresas parceiras.

 

 


Créditos:

Créditos:

Prof. Nelson Back, Prof. Renato Adalberto Nagel, Prof. Deivid Anselmo Leandro.

Público alvo: estudantes do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia, turmas matutino e noturno. Módulo II, Unidade Curricular Legislação Aplicada II.