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Seminário Avançado Evançado ECT II - Michael Young


Introdução:

Caros colegas...

Nossa tarefa consiste em problematizar o texto “PARA QUE  SERVEM AS ESCOLAS” (2007) de Michael Young em sala de aula com todos vocês, utilizando-se de recursos que a WEBQUEST pode promover como apoio pedagógico de aprendizagem.


Tarefa:

Selecionamos alguns trechos do texto “PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS”  (2007), os quais avaliamos como significativos para um debate. Para melhor organizar o trabalho, sugerimos cinco (05) grupos de discussão, já criados a partir da apresentação dos seminários na disciplina de ECT II para problematizarem os trechos em relação ao currículo, bem como em relação aos teóricos (Pinar, Young, Apple, Bernstein,Goodson) que vocês apresentaram no seminário. O tempo para discussão em grupo em sala de aula será de 10 min, mas vocês poderão fazê-la como tarefa em casa anteriormente ao seminário do dia 11/06/2013.


Processo:

A organização se dará da seguinte forma:

O grupo 1 será formado pelo 1º grupo que apresentou o seminário, o grupo 2 será formado pelo 2º grupo que apresentou o seminário, e assim,  sucessivamente.

O grupo 1 será responsável pela problematização da 1ª citação, o grupo 2 será responsável pela problematização da 2ª citação, e assim, sucessivamente.

Os grupos dos seminários são os seguintes: Grupo 1 (Irelda, Sandro e Carla); Grupo 2 (Yalin, Fernando e Fernanda); Grupo 3 (Mirin, Viviane e Kátia); Grupo 4 (Deise, Deise, Cléia); Grupo 5 (Alaim, Cristiane, Patrícia).

As citações do texto são as seguintes:

1. “A idéia de que a escola é primordialmente um agente de transmissão cultural ou de conhecimento nos leva à pergunta Que conhecimento? e, em particular, questiona que tipo de conhecimento é responsabilidade da escola transmitir” (p.1293);

2. “O currículo tem que levar em consideração o conhecimento local e cotidiano que os alunos trazem para a escola, mas esse conhecimento nunca poderá ser uma base para o currículo” (p.1299);

3. “O conhecimento poderoso nas sociedades modernas no sentido em que usei o termo é, cada vez mais, o conhecimento especializado. Assim, as escolas acabam precisando de professores com esse conhecimento especializado” (p.1295);

4. “Isso significa que, se as escolas devem cumprir um papel importante em promover igualdade social, elas precisam considerar seriamente a base de conhecimento do currículo, mesmo quando isso parece ir contra as demandas dos alunos (e às vezes de seus pais)” (p.1297);

5.”Portanto, minha resposta à pergunta, Para que servem as escolas? é que elas capacitam ou podem capacitar jovens a adquirir o conhecimento que, para a maioria deles, não pode ser adquirido em casa ou em sua comunidade , e para adultos, em seus locais de trabalho” (p.1294);


Fontes de Informação:

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: a defesa radical de um currículo disciplinar. Tradução de Helena Beatriz Mascarenhas de Souza. In: Revista Brasileira de Educação, v.16, n.1, dez. 2010, p.21-32.

______. Durkheim, Vygotsky e o currículo do futuro. Tradução: Maria Lúcia Mendes Gomes, Regina Thompson e Vera Luiza  Visackis Macedo. In: Revista Cadernos de Pesquisa, n.117, p. 53-80, novembro/2002.

______. Os estudos do currículo e o problema do conhecimento: atualizar o Iluminismo? Tradução Frank Hanson. In: SÁ, Maria Roseli Brito e FARTES, Vera Lúcia (Org).Currículo, formação e  saberes  profissionais:  a  (re)valorização  epistemológica  da  experiência.  Salvador, EDUFBA. 2010.

______. Para que servem as escolas? Tradução de Márcia Barroso, com revisão técnica de Maria Inês Marcondes. In: Revista Educação e Sociedade, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez.2007.

______. O currículo do futuro: Da “nova sociologia da educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Campinas/SP: Papirus, 2000.

______. Conhecimento e currículo: Do socioconstrutivismo ao realismo social na sociologia da educação. Tradução de Jorge Ávila de Lima. Porto: Porto Editora, 2010.

______. Knowledge and control: New directions for the sociology of education. London: Collier-Macmillan, 1971.

 


Avaliação:

Será possibilitado a cada grupo uma breve exposição dos argumentos que relacionam a citação do texto ao campo do currículo, bem como ao teórico já apresentado por cada grupo.


Conclusão:

Refletir sobre o texto proposto por Michael Young (2007) de modo a emitir uma função para as escolas em relação ao currículo à luz dos vários teóricos problematizados durante a disciplina de ECT II.


Créditos:

Webquest elaborada graficamente pelos doutorandos Alaim Souza Neto, Patrícia Justo Moreira e Cristiane Castro.