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Proposta de Melhoria de IEH e BD


Introdução:

WEBQUEST: Proposta de Infraestrutura de Hardware e

Arquitetura Cliente/Servidor para um Banco de Dados em um dado contexto

 

Tanenbaum (2009) demonstra através do tópico sobre revisão de hardware, que o conjunto computacional é composto por diversos dispositivos acoplados entre si e que de acordo com as suas características o computador apresentará um melhor ou pior rendimento. Conforme o autor, “a CPU e a memória não são os únicos recursos que o sistema operacional tem de gerenciar” (TANENBAUM, 2009, p.16).

De acordo com esta percepção e através da melhoria dos computadores, podemos aumentar o rendimento computacional destes equipamentos e em consequência uma melhor eficácia no trabalho dos usuários que dependem desta tecnologia.

Morimoto (2007) apresenta os conceitos e as características de cada um dos componentes que estão presente no interior de um computador, bem como o detalhamento técnico de algumas placas essenciais para o funcional deste contexto computacional.

Como os componentes internos e externos de um computador evoluem frequentemente, devemos avaliar as novas tendências na área de hardware, as quais estão disponíveis pelos inúmeros fornecedores e de acordo com cada necessidade propor melhorias para aumentar a performance dos equipamentos e dos sistemas instalados.

Date (2003) apresenta os sistemas de banco de dados como parte integrante de uma solução cliente/servidor. Para o autor, “um sistema desse tipo pode ser considerado como tendo uma estrutura muito simples, em duas partes, consistindo em um servidor, também chamado back end, e um conjunto de clientes, também chamados front ends” (DATE, 2003, p.41).

Sendo assim, o servidor é o próprio Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) e os clientes são as diversas aplicações que são executadas em cima deste SGBD.

Silva (2001) traz os conceitos de cliente e servidor a partir de outros autores e apresenta também as vantagens e desvantagens de uma arquitetura deste tipo. Uma contribuição importante do trabalho deste autor está na comparação das principais soluções da indústria de banco de dados cliente/servidor, entre elas os bancos de dados Oracle, SQL Server, Sybase, PostgreSQL e MySQL.

Uma arquitetura cliente/servidor de banco de dados pode ser pensada para suportar uma aplicação (sistema) de qualquer negócio. A ideia base da arquitetura é definir os recursos necessários para que a solução seja implementada.

 

 


Tarefa:

No que se refere à disciplina de Infraestrutura de Hardware, o objetivo desta atividade é avaliar o cenário proposto através do parque de máquinas atual e apresentar uma proposta de melhoria para os equipamentos computacionais. A proposta de IEH deve apresentar o seguinte:

  • Identificar as máquinas que estejam com configurações inadequadas e deficitárias em cada um dos ambientes organizacionais.
  • Identificar os equipamentos que necessitam uma atualização ou migração de seus componentes internos ou externos.
  • Relacionar os equipamentos que poderão ser reutilizados ou remanejados para outros ambientes e quais as propostas para melhoria de cada um destes equipamentos reaproveitados.
  • Verificar os aspectos da infraestrutura de TI, contemplando as formas de armazenamento de dados, as formas de backup, implantação de níveis de RAID, as formas de garantia de funcionamento em caso de queda de energia, entre outras características as quais a equipe julgar como necessária.
  • Desenvolver uma proposta para aquisição do hardware e software necessários, das possíveis licenças de software, ações pertinentes para manutenção do cenário, mão de obra para instalação e/ou reinstalação dos equipamentos necessários, não ultrapassando o limite de 2,5% do faturamento mensal de cada cenário proposto.
  • Definir e justificar as melhorias propostas e analisar a possibilidade para o desenvolvimento de um acordo de SLA no novo parque de máquinas.

 

Do ponto de vista teórico, o trabalho deve apresentar as características básicas dos componentes computacionais que forem sugeridos para a melhoria do cenário, bem como os valores estimados dos novos equipamentos e as ações pertinentes para a implantação da proposta.

 

No que se refere à disciplina de Fundamentos de Sistema de Banco de Dados e com base no cenário apresentado, o objetivo desta atividade é apresentar uma proposta de arquitetura cliente/servidor para um banco de dados a ser implantado nesta empresa, com baseem MySQL. Aproposta de FSBD deve apresentar o seguinte:

  • Principais problemas que o banco de dados deve resolver: quais as necessidades de cadastro e de consultas. Para isto, a equipe deve escolher uma área da empresa para a qual quer implantar um sistema.
  • Elaborar o Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER) para a empresa.
  • Elaborar o diagrama físico do DER (conversão do modelo lógico para o modelo físico).
  • Fazer o desenho do DER no WORD e fazer outro desenho em uma ferramenta para construção de diagramas. Sugestões: softwares DIA, DBDESIGNER ou qualquer um à escolha. Comentar no trabalho como é fazer o diagrama no Word e como é fazer na ferramenta escolhida. Apresentar o desenho realizado em ambos.

 

Do ponto de vista teórico, o trabalho deve apresentar os conceitos básicos do que vem a ser uma arquitetura cliente/servidor em banco de dados, bem como as características deste tipo de arquitetura para uma solução com base em MySQL.

 

 


Processo:

Serão formadas equipes de até 4 (quatro) alunos com os membros escolhidos a critérios dos mesmos.

O prazo de entrega será até o dia 18/11/2013, em documento .PDF e .DOC, padronizado de acordo com as normas de formatação (ABNT NBR 14724), definidas no manual da nossa instituição. A entrega deverá ser feita exclusivamente pelo ambiente https://elilsilva.webdesklw.com.br/, postando os documentos na categoria INFRAESTRUTURA, com o título INFRA E BANCO.

Cada equipe deve realizar a tarefa com base em um dos cenários propostos a seguir, sendo que a definição do cenário para cada equipe será realizada na aula da disciplina de Infraestrutura de Hardware.

 

Cenário Proposto – Equipe 1

 

A empresa Thifanny Center é uma empresa varejista de confecções fundada em 1995, contando com parcerias internacionais com fornecedores, para oferecer uma vasta coleção de roupas de qualidade e com preços acessíveis. Atualmente o seu cadastro de produtos chega a 30.000 itens em estoque, sendo que quase 5.000 destes são considerados de alto giro, devido às constantes ofertas. Através das suas três lojas localizadas nas cidades de Florianópolis (matriz), Joinville e Blumenau (filiais 1 e 2), faturamem média R$ 650 mil / mês.

 

Atualmente as duas filiais e a matriz apresentam alguns problemas que dificultam o trabalho das unidades e dentre os problemas levantados estão:

  • Quedas momentâneas e travamento em alguns computadores da rede.
  • Demora no processamento das vendas quando da finalização do processo pela impressora fiscal.
  • Lentidão no servidor de compartilhamento de arquivos e banco de dados.
  • Reclamações constantes dos colaboradores em relação ao uso da internet, quando precisam consultar as especificações técnicas dos produtos ofertados.

 

Como consequência, os usuários estão se irritando facilmente e já direcionaram as reclamações para o Gestor da unidade e para a Diretoria da empresaem Florianópolis. Parainiciar o trabalho de levantamento de dados, as únicas informações que a empresa possui, foram repassadas através da tabela de equipamentos abaixo, de cada uma das unidades envolvidas neste estudo.

 

Distribuição de Equipamentos Atual

Unidade

Departamento

Estações de Trabalho

Sistema de Proteção

Configuração Padrão

Softwares / Link Utilizados

Matriz

Financeiro

03

2x – prot. 1

1x   – prot. 2

2 micros – config.   3

1   micro – config. 4

1,6,8,13

2,6,8,13

Matriz

RH

02

1x – prot. 1

1x – prot. 2

1 micro – config. 2

1   micro – config. 3

1,6,9,13

1,7,9,13

Matriz

Administrativo

05

3x – prot. 1

2x   – prot. 2

3 micros – config.   5

2   micros – config. 3

3,6,8,13

2,6,8,13

Matriz

TI

04

2x – prot. 2

1x – prot. 3

1x – prot. 4

2 micros – config.   6

1 micro – config. 8

1 server – config.   11

2,7,8,9,13

3,7,8,9,13

5,8,9,11,12,13

Matriz

Vendas

06

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2x – prot. 3

3 micros – config.   1

2 micros – config.   2

1 micro – config. 4

1,6,8,13

2,7,8,13

1,7,8,13

Matriz

Caixa

02

2x – prot. 4

1 micro – config. 3

1 micro – config. 5

2 impressoras   fiscais Bematech com TEF

2,7,8,13

2,7,8,13

Filial 1

Administrativo

02

1x – prot. 2

1x – prot. 4

1 micro – config. 5

1 server – config.   10

3,6,8,15

4,8,9,11,12,15

Filial 1

Vendas

04

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2 micros – config.   2

1 micro – config. 3

1 micro – config. 4

1,6,8,15

2,7,8,15

1,7,8,15

Filial 1

Caixa

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 5

1 impressora fiscal   Bematech com TEF

2,7,8,15

Filial 2

Administrativo

02

2x – prot. 2

1 micro – config. 3

1 micro – config. 9   atuando como server

3,6,8,14

3,8,9,11,12,14

Filial 2

Vendas

03

2x – prot. 2

1x – prot. 3

2 micros – config.   3

1 micro – config. 4

1,6,8,14

2,7,8,14

Filial 2

Caixa

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 5

1 impressora fiscal   Bematech com TEF

2,7,8,14

 

 

Cenário Proposto – Equipe 2

 

A empresa Leopard Sport's é uma indústria fabricante de produtos esportivos, fundada em 2005, contando com uma relação de revendedores e representantes espalhados por todo o Brasil. Atualmente o seu catálogo de produtos chega a 1.800 itens em estoque, sendo que em torno de 400 destes são considerados de alto giro, devido ao preço X benefício conseguidos nestes produtos. Através da sua fábrica localizada na cidade de Camboriú, ela distribui os produtos fabricados, para os seus dois centros de distribuição (CD) e logística, localizados nas cidades de São Paulo e Salvador (CD 1 e 2), tendo um faturamento médio de R$ 450 mil / mês.

Atualmente os dois CD's e a fábrica apresentam alguns problemas que dificultam o trabalho destas unidades e dentre os problemas levantados estão:

  • Quedas momentâneas do link de internet e travamento de alguns computadores da rede;
  • Demora no processamento e envio dos pedidos solicitados pelas revendas e  representantes, devido ao processo de venda ser apenas via e-mail ou fax;
  • Lentidão no servidor de e-mail e banco de dados;
  • Reclamações constantes dos colaboradores em relação ao uso do sistema de automação, pois o mesmo não integra os estoques das três unidades.

 

Como consequência, os colaboradores estão sempre irritados e alguns já solicitaram demissão, além de enviar reclamações para a Diretoria da empresa em Camboriú. Para iniciar o trabalho de levantamento de dados, as únicas informações que a empresa possui, foram repassadas através da tabela de equipamentos abaixo, de cada uma das unidades envolvidas neste estudo.

 

Distribuição de Equipamentos Atual

Unidade

Departamento

Estações de Trabalho

Sistema de Proteção

Configuração Padrão

Softwares / Link Utilizados

Fábrica

Administrativo

03

2x – prot. 1

1x   – prot. 2

2 micros – config.   2

1   micro – config. 3

1,6,9,13

2,6,9,13

Fábrica

TI

02

1x – prot. 2

1x – prot. 3

1 micro – config. 1

1   micro – config. 2

1,6,9,13

1,7,9,13

Fábrica

Financeiro

05

3x – prot. 2

2x   – prot. 3

3 micros – config.   4

2   micros – config. 2

3,6,9,13

2,6,9,13

Fábrica

RH

04

2x – prot. 2

1x – prot. 3

1x – prot. 4

2 micros – config.   6

1 micro – config. 8

1 server – config.   11

2,7,9,13

3,7,9,13

4,8,9,11,12,13

Fábrica

Operacional

06

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2x – prot. 3

3 micros – config.   2

2 micros – config.   3

1 micro – config. 4

1,6,9,13

2,7,9,13

1,7,9,13

CD 1

Administrativo

04

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2 micros – config.   2

1 micro – config. 3

1 micro – config. 4

1,6,9,14

2,7,9,14

1,7,9,14

CD 1

Operacional

02

2x – prot. 2

1 micro – config. 5

1 micro – config. 9   atuando como server

3,6,9,14

3,8,9,11,14

CD 2

Administrativo

02

2x – prot. 2

1 micro – config. 2

1 micro – config. 8   atuando como server

3,6,9,15

3,8,9,11,15

CD 2

Operacional

03

2x – prot. 2

1x – prot. 3

2 micros – config.   2

1 micro – config. 3

1,6,9,15

2,7,9,15

 

 

Cenário Proposto – Equipe 3

 

O escritório advocatício Fonseca, Nery & Associados é um renomado escritório de advogados associados, que atua nas diversas áreas do direito, fundado em 1998, contando com uma ampla e diversificada carteira de clientes, devido aos seus profissionais especializados e atuantes em todo o sul do país. Atualmente o seu cadastro de processos chega 75.000 processos, sendo que quase 8.000 destes estão em fase de execução. Através dos seus escritórios localizados nas cidades de Curitiba (sede), Florianópolis e Porto Alegre (escritórios 1 e 2), conseguem um faturamento médio de R$ 850 mil / mês.

Atualmente os três escritórios estão com alguns problemas que dificultam o trabalho dos profissionais e dentre os problemas levantados estão:

  • Quedas momentâneas da rede e o do link de internet;
  • Demora no processo de consultas on-line da base de dados centralizada de processos;
  • Lentidão no servidor de compartilhamento de arquivos e banco de dados;
  • Reclamações constantes dos advogados associados em relação a performance dos equipamentos e durante o uso da internet.

 

Como consequência, os clientes estão preferindo buscar as informações pessoalmente nos escritórios ou até mesmo pegá-las através da internet, ao invés de simplesmente ligar ou consultar no site da empresa, sendo que desta forma, os profissionais ficam sobrecarregados e não conseguem produzir as suas petições dentro dos prazos. Para iniciar o trabalho de levantamento de dados, as únicas informações que a empresa possui, foram repassadas através da tabela de equipamentos abaixo, de cada uma das unidades envolvidas neste estudo.

Distribuição de Equipamentos Atual

Unidade

Departamento

Estações   de Trabalho

Sistema   de Proteção

Configuração   Padrão

Softwares   / Link Utilizados

Sede

Diretoria

02

2x – prot. 2

2 micros – config. 6

2,6,8,15

Sede

Consultoria

02

1x – prot. 2

1x – prot. 1

1 micro – config. 4

1 micro – config. 5

1,6,8,15

1,7,8,15

Sede

Sala 1

05

3x – prot. 1

2x – prot. 2

3 micros – config. 2

2 micros – config. 3

3,6,8,15

2,6,8,15

Sede

Sala 2

04

2x – prot. 2

2x – prot. 3

2 micros – config. 6

2 micros – config. 8

2,7,8,15

3,7,8,15

Sede

Sala 3

07

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2x – prot. 3

1x – prot. 4

3 micros – config. 4

2 micros – config. 2

1 micro – config. 1

1 server – config. 10

1,6,8,15

2,7,8,15

1,7,8,15

5,8,10,12,15

Sede

Recepção

02

2x – prot. 3

1 micro – config. 5

1 micro – config. 6

2,6,8,15

3,7,8,15

Escrit. 1

Consultoria

02

1x – prot. 2

1x – prot. 3

1 micro – config. 5

1 micro – config. 6

2,7,8,13

3,6,8,13

Escrit. 1

Sala 1

04

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2 micros – config. 3

1 micro – config. 4

1 micro – config. 5

1,6,8,13

2,7,8,13

3,7,8,13

Escrit. 1

Recepção

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 5

2,6,8,13

Escrit. 2

Consultoria

02

2x – prot. 2

1 micro – config. 7

1 micro – config. 8

3,6,8,14

3,7,8,11,14

Escrit. 2

Sala 1

03

2x – prot. 2

1x – prot. 3

2 micros – config. 4

1 micro – config. 5

1,6,8,14

2,7,8,14

Escrit. 2

Recepção

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 6

2,7,8,14

 

 

Cenário Proposto – Equipe 4

 

O escritório contábil ContFour é um importante escritório contábil que atua com empresas de diversos tamanhos e setores, fundado em 1994, contando com uma ampla e diversificada carteira de clientes, devido aos valores éticos defendidos pelos proprietários, atuam na região da grande Florianópolis. Atualmente a sua carteira de clientes chega 1.200 empresas, sendo que todas estas, geram em torno de 18.000 registros contábeis por mês. Através dos seus escritórios localizados em Florianópolis (sede), São José e Palhoça (escritórios 1 e 2), conseguem um faturamento médio de R$ 480 mil / mês.

Atualmente os três escritórios estão com alguns problemas que dificultam o trabalho dos profissionais e dentre os problemas levantados estão:

  • Quedas momentâneas da rede e o do link de internet;
  • Demora no processo de lançamento on-line na base de dados centralizada da empresa;
  • Lentidão no servidor de compartilhamento de arquivos e banco de dados;
  • Reclamações constantes dos colaboradores em relação a performance dos equipamentos e durante o uso da internet.

 

Como consequência, alguns funcionários encontram-se extremamente estressados e aborrecidos, causando desta forma uma quantidade de erros nos lançamentos, muito acima do esperado. Para iniciar o trabalho de levantamento de dados, as únicas informações que a empresa possui, foram repassadas através da tabela de equipamentos abaixo, de cada uma das unidades envolvidas neste estudo.

 

Distribuição de Equipamentos Atual

Unidade

Departamento

Estações de Trabalho

Sistema de Proteção

Configuração Padrão

Softwares / Link Utilizados

Sede

Diretoria

02

2x – prot. 2

2 micros – config.   5

2,6,8,14

Sede

Administrativo e RH

03

1x – prot. 2

1x – prot. 1

1x – prot. 4

1 micro – config. 3

1   micro – config. 4

1 server – config.   10

1,6,8,14

1,7,8,14

5,8,11,12,14

Sede

Sala 1

05

3x – prot. 1

2x   – prot. 2

3 micros – config.   1

2   micros – config. 2

3,6,8,14

2,6,8,14

 

Sede

Sala 2

04

2x – prot. 2

2x – prot. 3

2 micros – config.   5

2 micros – config.   7

1,7,8,14

3,7,8,14

 

Sede

Sala 3

06

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2x – prot. 3

3 micros – config.   3

2 micros – config.   2

1 micro – config. 1

1,6,8,14

2,7,8,14

1,7,8,14

 

Sede

Recepção

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 4

2,6,8,14

 

Escritório 1

Sala 1

02

1x – prot. 2

1x – prot. 3

1 micro – config. 5

1 micro – config. 6

2,7,8,13

3,6,8,13

 

Escritório 1

Sala 2

04

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2 micros – config.   3

1 micro – config. 4

1 micro – config. 5

1,6,8,13

2,7,8,13

3,7,8,13

 

Escritório 1

Recepção

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 5

2,6,8,13

 

Escritório 2

Sala 1

02

2x – prot. 2

1 micro – config. 6

1 micro – config. 7

3,6,8,15

3,7,8,11,15

 

Escritório 2

Sala 2

03

2x – prot. 2

1x – prot. 3

2 micros – config.   4

1 micro – config. 3

1,6,8,15

2,7,8,15

 

Escritório 2

Recepção

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 9

1,7,8,15

 

 

Cenário Proposto – Equipe 5

 

A empresa Glória Eletrocenter é uma varejista de eletrodomésticos fundada em 1999, contando com parcerias e fornecedores de vários estados do país, com o objetivo de oferecer uma vasta gama de produtos da linha de eletrônicos e da linha branca. Atualmente o seu cadastro de produtos chega a 12.000 itens em estoque, sendo que quase 2.500 destes são considerados de alto giro, devido às suas constantes ofertas. Através das suas três lojas localizadas nas cidades de Joinville (matriz), Jaraguá do Sul e Barra Velha (filiais 1 e 2), faturam em média R$ 350 mil / mês.

Atualmente as duas filiais e a matriz apresentam alguns problemas que dificultam o trabalho das unidades e dentre os problemas levantados estão:

  • Quedas momentâneas e travamento em alguns computadores da rede;
  • Demora no processamento das vendas quando da finalização do processo pela impressora fiscal;
  • Lentidão no servidor de compartilhamento de arquivos e banco de dados;
  • Reclamações constantes dos colaboradores em relação ao uso da internet, quando precisam consultar as especificações técnicas dos produtos ofertados.

 

Como consequência, os usuários estão se irritando facilmente e já direcionaram as reclamações para a Diretoria da empresa em Joinville. Para iniciar o trabalho de levantamento de dados, as únicas informações que a empresa possui, foram repassadas através da tabela de equipamentos abaixo, de cada uma das unidades envolvidas neste estudo.

 

Distribuição de Equipamentos Atual

Unidade

Departamento

Estações de Trabalho

Sistema de Proteção

Configuração Padrão

Softwares / Link Utilizados

Matriz

Financeiro

03

2x – prot. 1

1x   – prot. 2

2 micros – config.   2

1   micro – config. 4

1,6,8,13

2,6,8,13

Matriz

RH

02

1x – prot. 1

1x – prot. 2

1 micro – config. 3

1   micro – config. 5

1,6,9,13

1,7,9,13

Matriz

Administrativo

05

3x – prot. 1

2x   – prot. 2

3 micros – config.   3

2   micros – config. 2

3,6,8,13

2,6,8,13

Matriz

TI

04

2x – prot. 2

1x – prot. 3

1x – prot. 4

2 micros – config.   5

1 micro – config. 7

1 server – config. 11

2,7,8,9,13

3,7,8,9,13

4,8,9,11,12,13

Matriz

Vendas

06

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2x – prot. 3

3 micros – config.   2

2 micros – config.   3

1 micro – config. 4

1,6,8,13

2,7,8,13

1,7,8,13

Matriz

Caixa

02

2x – prot. 4

1 micro – config. 4

1 micro – config. 5

2 impressoras   fiscais Bematech com TEF

2,7,8,13

2,7,8,13

Filial 1

Administrativo

02

1x – prot. 2

1x – prot. 4

1 micro – config. 5

1 server – config.   10

3,6,8,15

5,8,9,11,12,15

Filial 1

Vendas

04

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2 micros – config.   2

1 micro – config. 3

1 micro – config. 4

1,6,8,15

2,7,8,15

1,7,8,15

Filial 1

Caixa

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 5

1 impressora fiscal   Bematech com TEF

2,7,8,15

Filial 2

Administrativo

02

2x – prot. 2

1 micro – config. 3

1 micro – config. 9   atuando como server

3,6,8,14

5,8,9,11,12,14

Filial 2

Vendas

03

2x – prot. 2

1x – prot. 3

2 micros – config.   3

1 micro – config. 4

1,6,8,14

2,7,8,14

Filial 2

Caixa

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 5

1 impressora fiscal   Bematech com TEF

2,7,8,14

 

 

Cenário Proposto – Equipe 6

 

A empresa Team Sport é uma empresa varejista de artigos esportivos fundada em 2001, contando com uma carteira de clientes ampla e bastante fidelizada, devido aos produtos de qualidade e direcionados aos esportes radicais, bem como através dos clientes tradicionais focando os melhores preços do mercado. Atualmente o seu cadastro de produtos chega a 18.000 itens em estoque, sendo que quase 2.200 destes são considerados de alto giro, devido à relação de preço X benefício. Através das suas três lojas localizadas nas cidades de Florianópolis (matriz), Curitiba e São Paulo (filiais 1 e 2), faturam em média R$ 450 mil / mês.

Atualmente as duas filiais e a matriz apresentam alguns problemas que dificultam o trabalho das unidades e dentre os problemas levantados estão:

  • Quedas momentâneas e travamento em alguns computadores da rede;
  • Demora no processamento das vendas quando da finalização do processo pela impressora fiscal;
  • Lentidão no servidor de compartilhamento de arquivos e banco de dados;
  • Reclamações constantes dos colaboradores em relação ao uso da internet, quando precisam consultar as especificações técnicas dos produtos ofertados.

 

Como consequência, os usuários estão se irritando facilmente e já direcionaram as reclamações para o Gestor de TI da matriz e para a Diretoria da empresa em Florianópolis. Para iniciar o trabalho de levantamento de dados, as únicas informações que a empresa possui, foram repassadas através da tabela de equipamentos abaixo, de cada uma das unidades envolvidas neste estudo.

 

Distribuição de Equipamentos Atual

Unidade

Departamento

Estações de Trabalho

Sistema de Proteção

Configuração Padrão

Softwares / Link Utilizados

Matriz

Diretoria

02

1x – prot. 2

1x   – prot. 3

1 micro – config. 5

1   micro – config. 6

1,6,8,13

2,6,8,13

Matriz

RH

02

1x – prot. 1

1x – prot. 2

1 micro – config. 3

1   micro – config. 4

1,6,9,13

1,7,9,13

Matriz

Administrativo e   Financeiro

05

3x – prot. 1

2x   – prot. 2

3 micros – config.   3

2   micros – config. 4

3,6,8,13

2,6,8,13

Matriz

TI e Estoque

04

2x – prot. 2

1x – prot. 3

1x – prot. 4

2 micros – config.   5

1 micro – config. 7

1 server – config. 10

2,7,8,9,13

3,7,8,9,13

5,8,9,11,12,13

Matriz

Vendas

05

2x – prot. 1

2x – prot. 2

1x – prot. 3

2 micros – config.   1

2 micros – config.   2

1 micro – config. 4

1,6,8,13

2,7,8,13

1,7,8,13

Matriz

Caixa

01

1x – prot. 4

1 micro – config. 5

1 impressora fiscal   Bematech com TEF

2,7,8,13

Filial 1

Administrativo

02

1x – prot. 2

1x – prot. 4

1 micro – config. 5

1 server – config. 11

3,6,8,15

4,8,9,11,12,15

Filial 1

Vendas

04

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2 micros – config.   4

1 micro – config. 3

1 micro – config. 2

1,6,8,15

2,7,8,15

1,7,8,15

Filial 1

Caixa

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 5

1 impressora fiscal   Bematech com TEF

2,7,8,15

Filial 2

Administrativo

02

2x – prot. 2

1 micro – config. 3

1 micro – config. 8   atuando como server

3,6,8,14

3,8,9,11,12,14

Filial 2

Vendas

03

2x – prot. 2

1x – prot. 3

2 micros – config.   2

1 micro – config. 3

1,6,8,14

2,7,8,14

Filial 2

Caixa

01

1x – prot. 3

1 micro – config. 8

1 impressora fiscal   Bematech com TEF

2,7,8,14

 

 

Cenário Proposto – Equipe 7

 

A empresa Dalf Shoes é uma indústria de calçados que atua como fornecedora de grandes marcas de renome no país. Sua fundação ocorreu em 1994 e desde a época possui um alto grau de conhecimento adquirido no segmento em que atua. No momento o seu catálogo de produtos possui em torno de 3.200 modelos em fabricação, mas o histórico de produtos já fabricados, ultrapassa os 20.000 modelos. Através da sua fábrica localizada na cidade de São João Batista é realizada a fabricação e a distribuição é feita pelo intermédio do centro de distribuição (CD) localizado em São Paulo. Através destas atividades a empresa possui um faturamento médio R$ 480 mil / mês.

 

Atualmente estes dois pontos da empresa, apresentam alguns problemas que dificultam o trabalho dos colaboradores ou pesquisadores e dentre os problemas levantados estão:

  • Quedas momentâneas do link de internet e travamento de alguns computadores da rede;
  • Demora no processamento e envio dos pedidos solicitados pelos clientes, devido ao processo de venda ser realizado via e-mail ou fax;
  • Lentidão no servidor de e-mail e banco de dados;
  • Reclamações constantes dos colaboradores em relação ao uso do sistema de gestão, pois o mesmo não integra os processos das unidades.

 

Como consequência, alguns colaboradores já solicitaram demissão e com isto a empresa corre o risco de ter o seu conhecimento difundido para o concorrente. Para iniciar o trabalho de levantamento de dados, as únicas informações que a empresa possui, foram repassadas através da tabela de equipamentos abaixo, de cada uma das unidades envolvidas neste estudo.

 

Distribuição de Equipamentos Atual

Unidade

Departamento

Estações de Trabalho

Sistema de Proteção

Configuração Padrão

Softwares / Link Utilizados

Fábrica

Diretoria

02

1x – prot. 1

1x   – prot. 2

1 micros – config.   7

1   micro – config. 8

1,6,9,13

2,6,9,13

Fábrica

RH

02

1x – prot. 2

1x – prot. 3

1 micro – config. 2

1   micro – config. 3

1,6,9,13

1,7,9,13

Fábrica

Administrativo e   Financeiro

05

3x – prot. 2

2x   – prot. 3

3 micros – config.   5

2   micros – config. 3

3,6,9,13

2,6,9,13

Fábrica

TI

04

2x – prot. 2

1x – prot. 3

1x – prot. 4

2 micros – config.   5

1 micro – config. 7

1 server – config. 10

2,7,9,13

3,7,9,13

5,9,11,12,13

Fábrica

Operacional

06

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2x – prot. 3

3 micros – config.   2

2 micros – config.   3

1 micro – config. 4

1,6,9,13

2,7,9,13

1,7,9,13

Fábrica

Expedição

04

2x – prot. 1

2x – prot. 2

2 micros – config.   3

1 micro – config. 4

1 micro – config. 5

1,6,9,13

2,7,9,13

1,7,9,13

CD

Administrativo

02

2x – prot. 2

1 micro – config. 5

1 micro – config. 8   atuando como server

3,6,14

3,8,11,14

CD

Operacional

02

2x – prot. 2

1 micro – config. 2

1 micro – config. 7

3,6,14

3,8,11,14

CD

Expedição

03

2x – prot. 2

1x – prot. 3

2 micros – config.   2

1 micro – config. 3

1,6,14

2,7,14

 

 

Legendas para TODOS os cenários propostos:

Sistema de proteção

prot. 1 = régua com 6 tomadas de saída três pinos

prot. 2 = estabilizador bivolt com 4 tomadas de saída três pinos

prot. 3 = no-break 1KVa com 4 tomadas de saída três pinos e autonomia prevista de 20 minutos

prot. 4 = no-break 1.2 KVa com 4 tomadas de saída três pinos e autonomia prevista de 30 minutos

 

Configurações padrões

config. 1 = Intel® Celeron® Processor 1.6 GHz – FSB 1066 MHz, 1 GB RAM, HD IDE 120 GB, LCD 14” e acessórios

config. 2 = Intel® Celeron® Processor 1.83 GHz – FSB 667 MHz, 2 GB RAM, HD SATA I 120 GB, CRT 14” e acessórios

config. 3 = Intel® Atom™ Processor 1.66 GHz – D410, 2 GB RAM, HD IDE 80 GB, CRT 15” e acessórios

config. 4 = AMD® Sempron™ 2200, 2 GB RAM, HD SATA II 320 Gb, LCD 14” e acessórios

config. 5 = AMD® Sempron™ 2800, 2 Gb RAM, HD 160 GB, LCD 14” e acessórios

config. 6 = Intel® Pentium® D Processor 2.80 GHz – FSB 800 MHz, 2 GB RAM, HD SATA III 320 GB, CRT 18” e acessórios

config. 7 = AMD® Sempron™ 3100, 4 GB RAM, HD IDE 120 GB, LCD 14” e acessórios

config. 8 = Intel® Core™2 Quad Processor 2.83 GHz – FSB 1333, 2 GB RAM, HD SATA II 160 GB, CRT 14” e acessórios

config. 9 = Intel® Core™2 Duo Processor 3.33 GHz – FSB 1333, 4 GB RAM, HD SCSI 73 GB, LCD 14” e acessórios

config. 10 = Servidor IBM Xseries 220, Dual CPU Legacy Intel® Xeon® 2.80 GHz – FSB 800 MHz, 8 GB RAM, 2 HD's SCSI 146 GB 10000 rpm e acessórios essenciais

config. 11 = Servidor Dell PowerEdge 1600, Dual CPU Intel® Xeon® 2.33 GHz – FSB 1333 MHz, 4 GB RAM, 4 HD's SCSI 73 GB 15000 rpm e acessórios essenciais

 

Softwares / link padrões

1 = Windows XP Pro SP2, sem licença de uso

2 = Windows XP Pro SP3, com licença de uso

3 = Windows Vista Ultimate, sem licença de uso

4 = Linux Ubuntu 9.04

5 = Linux Mandriva 2007

6 = Microsoft Office 2007, sem licença de uso

7 = BrOffice, com registro de todos os usuários

8 = Sistema de Gestão Administrativo Integrado, manutenção e licença do software

9 = Sistema de Gestão não Integrado, com licença de uso

10 = Banco de Dados PostgreSQL, com registro de usuário corporativo

11 = Banco de Dados SQL Server, sem registro

12 = Servidor de arquivos Samba

13 = Acesso de Internet com 5 Mb via Oi Telecom, IP variável

14 = Acesso de Internet com 10 Mb via GVT Telecom, IP variável

15 = Acesso de Internet com 20 Mb via Net Virtua, IP variável

 

 


Fontes de Informação:

Consultem pelo menos os seguintes materiais que servirão de base, embora outros devessem ser consultados:

MORIMOTO, Carlos E. Hardware: o guia definitivo. Porto Alegre: GDH & Sul Editores, 2007. Disponível em: <http://www.hardware.com.br/livros/hardware/>. Acesso em: 14 mai. 2013.

TANENBAUM, Andrew S. Sistemas operacionais modernos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009.

INTEL, Corporation. Intel product information. Disponível em: <http://ark.intel.com>. Acesso em 01 out. 2013.

DATE, C.J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

SILVA, Enio Kilder Oliveira da. Um estudo sobre sistemas de banco de dados cliente/servidor. 2001.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade Paraibana de Processamento de Dados, Paraíba. Disponível em:

<http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/66D405293751CC5B03256D520059B6F6/$File/190_1_arquivo_bdados.pdf>. Acesso em: 08 out. 2012.

 

 


Avaliação:

 Serão avaliados os seguintes indicadores de aprendizagem:

 

Critérios

Indicadores a serem avaliados na disciplina IEH

Análise   crítica e técnica

11.   Avalia e justifica a necessidade de atualização / migração dos componentes   computacionais

Análise   crítica e técnica

14.   Reconhece e atribui as formas de armazenamento dos dados e de RAID para cada   situação

Planejamento   de projeto

15.   Define e correlaciona as características e necessidades da empresa, indicando   e justificando o hardware adequado à necessidade do cliente e seus custos

Planejamento   de projeto

16.   Desenvolve um acordo de nível de serviço que gerencie o hardware de uma   empresa

Critérios

Indicadores a serem avaliados na disciplina FSBD

Análise   técnica, visão crítica e verbalização

10.   Define e descreve os componentes necessários para uma solução   cliente/servidor

Análise   técnica

11.   Converte o modelo lógico para o modelo físico

 

 


Conclusão:

Após a realização desta atividade, a equipe poderá ver como os conhecimentos construídos na elaboração puderam ser colocados em prática para a solução de problemas reais. A expectativa é que o material construído, tanto em termos da sua constituição teórica quanto do ponto de vista da solução apresentada para o cenário proposto (prática), tenham coerência entre si.

 

 


Créditos:

Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

 

Disciplinas Envolvidas: Infraestrutura de Hardware e Fundamentos de Sistema de Banco de Dados

 

Docentes: Luciano José Kogut e Eli Lopes da Silva

 

Semestre: 1º

 

Data: 02/10/2013