2015 revolução francesa


Introdução:

 

1 INTRODUÇÃO

 

                Vamos entender um pouco do que foi a Revolução Francesa, antes de propor a tarefa.

Azevedo e Seriacopi (2012) mostram que a sociedade da França do século XVIII era formada por estados – ou estamentos – que eram os nomes dos grupos sociais.

                O primeiro estado tinha aproximadamente 120 mil pessoas, todos integrantes da igreja.

                O segundo estado tinha 400 mil pessoas e era formado pela nobreza de sangue.

                O terceiro estado era o restante da população, com aproximadamente 27,5 milhões de pessoas.

                Esse último grupo de pessoas era formado por: alta e média burguesia, trabalhadores rurais, trabalhadores urbanos, segundo Azevedo e Seriacopi (2012).

                A França passava por uma grave crise econômica no final do século XVII, e a partir de 1785, segundo Azevedo e Seriacopi (2012), o país enfrentou secas e também inundações, o que aumentou a fome do no campo e na cidade.

                Em 1789 o rei convocou a Assembleia dos Estados Gerais. Aquele grupo do terceiro estado que falamos antes se autoproclamou em 9 de julho de 1789 como uma Assembleia Nacional Constituinte. O rei pretendia dissolver essa Assembleia.

                Em 14 de julho de 1789 a população marchou para Bastilha, uma prisão onde ficavam aqueles que eram contrários ao governo, dia que ficou conhecido como QUEDA DA BASTILHA, que até hoje é comemorado como data nacional na França.

                De forma resumida, isso é um pouco do que foi a Revolução Francesa, tema que será a tarefa a ser cumprida.


Tarefa:

2 TAREFA (o que fazer)

 

                O objetivo principal dessa tarefa é pesquisar e refletir sobre os temas da Revolução Francesa: liberdade, igualdade, fraternidade. E relaciona-lo estes conceitos com a sociedade brasileira.

                Para alcançar esse objetivo principal vocês deverão pesquisar:

  • Pesquisar no dicionario da língua portuguesa os temas;
  • Entender quais liberdade o povo estava requerendo através da Revolução Francesa;
  • Encontrar alguns exemplo de igualdade conquistado na revolução francesa;
  • Explicar o conceito de fraternidade segundo o contexto da Revolução francesa;
  • Analisar e dialogar sobre fatos concreto que exemplifique os temas da Revolução Francesa na realidade da sociedade brasileira.

Portanto, o trabalho final deverá conter todos esses tópicos. Para a realização da tarefa, veremos passo a passo na parte  PROCESSO


Processo:

3 PROCESSO (como fazer)

 

Essa tarefa é para ser cumprida em grupos 

Ela terá a duração de 4 aulas

Envio do trabalho dia 01/06 - 8 ano 1

Envio do trabalho dia 05/06 -8 ano 2

 

No item FONTES DE INFORMAÇÃO tem os principais materiais que serão utilizados para a produção dos materiais da tarefa.

 

1- Passo: Assistir o vídeo (A expansão da Revolução Francesa - História - Ens. Médio - Telecurso)

https://www.youtube.com/watch?v=dIsLBji3qxU

Assistam a animação de 4 minutos clique abaixo:

Revolução Francesa – clique aqui para ver

2- Passo: Pesquisar no dicionario da língua portuguesa e copiar o conceito dos temas da revolução Francesa.

 

3- Passo: Pesquisar  na internet e nos livros didáticos, segundo está proposto no objetivo principal.

 

4- Passo: Elaboração do trabalho -( Realizar este Passo no Word)

a) Tema: Liberdade, Igualdade, fraternidade na revolução Francesa e na sociedade brasileira contemporânea 

b)Introdução: Colocar os conceitos do temas segundo a sua palavras baseado no dicionário da língua portuguesa.

c) desenvolvimento: Produzir um texto com os temas no contexto da revolução francesa segundo o objetivo principal .

d) Conclusão: Construir um texto com os temas contextualizando com a sociedade brasileira na atualidade.

 

5- Passo:  Enviar para o e-mail- O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Até na data prevista acima.

 

 

 


Fontes de Informação:

4 FONTES DE INFORMAÇÃO

 

LIVRO:

 

1)      AZEVEDO, Gislaine Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, 2012.

 

SITES PARA VISITAR (clique nos links para acessar)

2)      Museu da Revolução Francesa

http://www.domaine-vizille.fr/

3) telecurso - revolução francesa

 

4)      Site da revista Brasil Escola com página sobre a Revolução Francesa

http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm

 

5)      Site da Universidade de Stanford que contém 12.000 imagens da Revolução Francesa

http://frda.stanford.edu/en/images

 

6)      Animação sobre a Revolução Francesa, no Youtube, com 4 minutos

Revolução Francesa – clique aqui para ver  

 

 

7) Outros Sites que tenha este temas.


Avaliação:

5 AVALIAÇÃO

 

                O texto final produzido pelo grupo  será avaliado pelos seguintes critérios:

a)      Deve responder às questões sugeridas no item TAREFA.

b)       Participação e comprometimento na elaboração do trabalho.

c)       O envio na data prevista.

 

      


Conclusão:

 

6 CONCLUSÃO

 

                Finalizada a tarefa, os alunos serão capazes não somente de entender o que foi a Revolução Francesa, como também comparar o que acontecia naquela época à situação atual que é vivida no Brasil.

                Após a realização dessa tarefa, o professor vai criar uma página no blog de Mídias Digitais da Escola (cerobertomachado.blogspot.com) com o material produzido pelos alunos. 


Créditos:

7 CRÉDITOS

 

Elaboração da tarefa: Professor Alexandre Klaumann

Público alvo: alunos do 8º. ano do ensino fundamental do Centro Educacional Roberto Machado

Maio/2015